terça-feira, 31 de maio de 2022

Festas da Madalena 2022


Entre 20 e 24 de julho de 2022 têm lugar as "Festas da Madalena", as maiores festas do concelho homónimo da ilha do Pico.

Para além da festa em honra de Santa Maria Madalena (com a celebração da Fé a viver o seu momento mais alto a 22 de julho, dia da Padroeira da Vila), os cabeças de cartaz são:
  • Diogo Piçarra;
  • Turb’Ó Baile;
  • Quinta do Bill;
  • Insert Coin.

Esta edição conta ainda com a atuação de grandes djs, como Henry Josh e André N, a Feira do Vinho da Ilha do Pico e a estreia da Feira do Desporto, bem como desfile de marchas, tudo isto com entrada totalmente gratuita.

O programa completo das "Festas da Madalena 2022" pode ser encontrado na respetiva página de Facebook.

Haja saúde!

segunda-feira, 30 de maio de 2022

5.º voo Lisboa/Pico regressa esta quinta-feira (por volta das cinco da tarde)


Na próxima quinta-feira, 2 de junho de 2022, tem início a quinta ligação semanal entre Lisboa e o Pico, a qual opera da parte da tarde: saída da capital portuguesa às 14:55; chegada à ilha montanha às 16:40; partida do Pico às 17:35; e chegada a Lisboa às 21:05.

Apesar de esta não ser uma novidade absoluta, é-o em termos relativos: esta mesma operação foi estreada no ano passado, mas apenas teve lugar entre a última semana de julho e a primeira de setembro; agora, em 2022, este quinto voo terá lugar durante os meses de junho, julho, agosto e setembro. Por outras palavras, há claramente um aumento da oferta, o qual é igualmente um reflexo da elevadíssima procura pela ilha montanha.

Aliás, a rota Lisboa/Pico/Lisboa tem vindo a consolidar-se de forma inequívoca ao longo dos últimos anos:
Por fim, resta por ora ir observando as cinco ligações por semana entre a capital portuguesa e a ilha montanha, as quais têm lugar quase todos os dias, sendo terças e sextas-feiras as exceções.

Haja saúde!



sábado, 28 de maio de 2022

Jornais históricos do Caes do Pico


Na ilha montanha já se publicaram cerca de três dezenas de jornais desde 1874, sendo que à volta de um terço destes foram editados no lugar do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico.

Excluindo o "Jornal do Pico", o periódico da vila nortenha da ilha montanha que foi fundado em 2004, bem como o "Cais Dez", o jornal associado à Escola B/S de São Roque do Pico e que foi fundado em 1987, todos os restantes jornais associados de alguma forma ao Cais do Pico já se extinguiram, sendo que todos estes têm igualmente a particularidade de terem sido fundados no século XIX, ou seja, na época onde o Cais era "Caes do Pico".

Desta lista de jornais históricos fazem então parte os seguintes oito periódicos, cuja breve descrição aqui se apresenta [tendo por base a informação disponibilizada no site CulturAçores]:
  • O Eco Picoense
    • Folha política, instrutiva e noticiosa publicada semanalmente em São Roque do Pico. Iniciou a publicação a 20 de outubro de 1878, publicando 48 números no primeiro ano de existência. A numeração do segundo ano retoma o número um, tendo terminado com o número 21, a 18 de fevereiro de 1880. Foi seu editor J. F. d'Escobar. Era impresso em tipografia própria, na Canada das Almas, 10, naquela localidade. Nas suas quatro páginas procurou chamar a atenção para os principais problemas que afetavam a ilha, nomeadamente transportes marítimos, baldios e educação. Politicamente esteve próximo do Partido Progressista, apoiando o seu candidato. Publicou um folhetim, 'A cruz de prata e a cruz de ferro', da autoria de A. L. Bulcão. Foi seu colaborador Ernesto Rebello e inclui correspondência de outras ilhas. Formato 45,5 cm x 32,3 cm, 4 páginas a 3 colunas.
  • Boletim Judicial
    • Jornal quinzenal, literário e noticioso publicado em São Roque do Pico e impresso na Tipografia Picoense. Foi seu editor Manuel José Dias Júnior e proprietário Manuel Maria de Mello, também redator, com Arsénio Leonel de Medeiros, guarda-mor de saúde. Entre outros colaboradores, destaca-se Manuel Henrique Dias. Publicou o primeiro número em 16 de novembro de 1879 e o último a 5 de maio de 1885.
  • O Picarôto
    • Quinzenário, instrutivo e noticioso. O número 1 data de domingo 1 de janeiro de 1882. Folha pequena. A três colunas. Publicado em São Roque do Pico, Typ. do Boletim Judicial. Do número 13 em diante dobrou o formato com 5 colunas, passando a ser semanal e a imprimir-se na Typ. Picoense de Manoel Dias de Lima, rua do Caes, cujo nome só por acaso está declarado em alguns números salteados. Continuou pelo menos até 15 de fevereiro de 1883.
  • O Pico
    • Com a epígrafe «Semanal consagrado a todos os interesses desta ilha», foi fundado em S. Roque do Pico em 17 de maio de 1885, por Domingos Machado Soares e Manuel Henrique Dias. Em 1 de julho de 1885, Domingos Machado Soares passou a editor responsável e proprietário. Em 19 de maio de 1889, Manuel Emílio e D. Machado Soares aparecem como redactores e D. Machado Soares como proprietário e administrador. Era impresso na Typ. Picoense, rua do Caes, 39 (loja), onde também funcionava a redação. Formato 41 cm x 27 cm, 4 páginas, 4 colunas, a primeira página era ocupada pelo editorial com o título genérico "S. Roque do Pico". Incluía um folhetim, noticiário local e anúncios judiciais. Foi publicado, pelo menos, até 7 de julho de 1889.
  • O Independente
    • Jornal, semanário popular, que começou a ser editado na vila de São Roque em 28 de fevereiro de 1886. Manuel Henrique Dias era redator principal e proprietário. Formato 42,8 cm x 29,1 cm, primeiro, 38 cm x 28 cm, depois, ambos com 4 páginas, 4 colunas, inclui um editorial com o título genérico "Caes do Pico", notícias locais, folhetim, anúncios judicias e outros, muitos de editoras do continente. Era impresso na Typ. Popular, de João Francisco Escobar.
  • O Picoense
    • Semanal, com a epígrafe «Folha Progressista», começou a ser publicado em São Roque do Pico em março de 1890. Tinha como diretor Manuel Emílio e administrador A. Leal Júnior. Em 1899, M. Emílio Herz era administrador e M. d'Oliveira Júnior editor. A redação e a administração funcionaram na rua de S. Francisco, Caes do Pico. Era impresso em tipografia própria, no n.º 6 daquela rua. Formato, inicialmente, 38,4 cm x 25,5 cm, em 26 de abril de 1891 entrou no segundo ano de publicação, retomando o número 1 e passando ao formato 45 cm x 32,7 cm, inicialmente 2 páginas, depois, geralmente 4, 4 colunas. A primeira página é, em geral, ocupada pelo editorial com o título genérico «S. Roque». Inclui artigos de opinião política, notícias do Pico e do Faial e publicidade. A segunda série, iniciada em 1904, tem como epígrafe «Folha Semanal». Tinha como editor e administrador Manuel d'Oliveira Júnior e tipografia e administração na rua do Poço, 6, Caes do Pico. Em 1912 era redator principal, editor e proprietário João Bento de Lima e a redação, a administração e a impressão estavam no n.º 3 da rua do Poço. Em 1918, era proprietário João Pereira Dutra e editor Emílio Linhares de Andrade. Funcionava no mesmo local. Em 1929, João Pereira Dutra era administrador e proprietário e Gustavo Goulart diretor, redator e editor. A epígrafe passa a «Semanário Republicano». Em 1931, João Pereira Dutra era diretor, redator e editor, e proprietário-administrador. Continuava no mesmo local. Formato variável, cerca de 41,5 cm x 28,5 cm, 4 páginas, 4 colunas, deixou de incluir o editorial «S. Roque» mas continuou a interessar-se pelas questões locais. A 3.ª série começou em 29 de dezembro de 1932. Era publicada semanalmente com a epígrafe «O jornal mais antigo do distrito». João Pereira Dutra era diretor, redator e editor, e proprietário-administrador. Tinha redação e administração no mesmo local das séries anteriores. Era impresso nas oficinas da Empreza de O Telégrafo, na Horta. Formato 41,5 cm x 29 cm, 4 páginas, 4 colunas, inclui um folhetim, noticiário de várias proveniências e publicidade. Deixou de ser publicado em 1933.
  • O Popular
    • Jornal que começou a ser publicado em 8 de março de 1890, no concelho de São Roque do Pico, mas dele saíram poucos números. Tinha como redator e proprietário Manuel Henrique Dias. Prometia advogar a sua política e as suas ideias, sem descer a excessos de linguagem que julgava impróprios da imprensa. Ligado ao Partido Regenerador.
  • O Futuro
    • Folha espírita. Publicação quinzenal era propriedade de Manuel F. Goulart que administrava. Tinha redação e edição de F. A. Ramos da Silveira. A redação e a administração funcionavam na Typographia do Futuro, rua de S. Francisco, 2, Caes do Pico, onde era impresso. Começou a publicar-se em junho de 1894. Formato 43 cm x 31,6 cm, 4 páginas, 4 colunas. Publicava artigos sobre temas religiosos e anúncios.

Por fim, apresenta-se o que foi escrito no primeiro número do editorial do jornal 'O Pico', em 1885, com o título "S. Roque do Pico" e assinado «A redacção» — palavras de quem decidiu dar do seu tempo em prol da sua terra e que também são válidas para a motivação subjacente ao blog 'Cais do Pico':
A ideia da criação de um periódico nesta vila que advogasse os interesses morais e materiais dela, assim como os da ilha em geral, sempre em nós predominou e hoje é posta em acção. E se bem que outras iguais já o fossem nesta localidade e de pouca dura, todavia não é isso motivo para nós, que nos achamos possuídos dos desejos ardentes de ser prestável a esta terra, não avançarmos este passo na vanguarda do progresso e da civilização, quanto mais vendo que ela, pelas suas actuais circunstâncias, bem merece tudo quanto em seu benefício se tratar.

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 945 do 'Jornal do Pico', de 17 de junho de 2022.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Adega de Santana conquista três medalhas de ouro com os seus licores


A Adega de Santana conquistou na passada semana três medalhas de ouro com os seus licores.

As distinções foram atribuídas pelo Qualifica Origin Portugal e Centro de Exposições e Mercados Agrícolas aos licores de amora, limão e néveda.

Esta foi uma conquista em pleno, pois a Adega de Santana participou com estes três licores e revalidou a medalha de ouro na amora, o limão passou de bronze para ouro e a néveda de prata para ouro.

[Fonte: Rádio Pico]

Sob o lema "O sabor do Pico em cada garrafa!", a Adega de Santana — sediada no concelho de São Roque do Pico (mais precisamente no lugar de Sant’Ana, freguesia de Santo António) — consegue, assim, reforçar o sentimento de que o que se faz e produz na ilha montanha é de excelência.

Haja saúde!




quinta-feira, 26 de maio de 2022

Montanha do Pico, os humores da montanha [by National Geographic]


Todos os dias, o Pico parece diferente. Um viajante descreve a sua ascensão nocturna, procurando chegar ao cume antes de o Sol nascer.

É assim que António Luís Campos inicia a descrição, na prestigiada revista National Geographic, da sua 12.ª ascensão ao ponto mais alto de Portugal — link para artigo na íntegra.

Haja saúde!

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Azores Fringe Festival 2022


De 1 a 30 de junho de 2022 é Fringe nos Açores, este ano a celebrar 10 anos de vida, e com foco no seu epicentro, a ilha montanha. São 60 eventos nas 9 ilhas e a apresentação de 56 filmes curtas, incluindo uma sessão especial com o novo trabalho de Margarida Gil, que foi filmado na ilha do Pico.

Além das sessões de SHORTS@FRINGE, que levam imagens de todo o mundo pelo arquipélago, o programa acolhe artistas de desenho, ilustração e pintura, performance às terças no Museu dos Baleeiros do Pico, o Encontro Pedras Negras com uma dúzia de escritores, e ainda música incluindo as bandas Urro das Marés e WE SEA, para celebrar o décimo aniversário Fringe na Praça da Madalena, e Wave Jazz Ensemble, que pisam o palco do Auditório da Madalena. Programas de desenvolvimento com artistas a construir instalações e peças de arte para alimentar a MiratecArts Galeria Costa trazem artistas familiares à ilha mas também novos rostos. Visitarte, uma secção do festival que visita as oficinas de artistas e apresenta online, começou por causa da pandemia mas veio para ficar devido ao interesse de promover o que se faz em cantinhos desconhecidos. Diogo Rola acompanha o festival, criando um vídeo diário a ser partilhado através da página do facebook da MiratecArts e ainda na RTP Açores.

Visite www.azoresfringe.com e junte-se nas redes sociais para seguir o festival "de um ponto de vista diferente", porque o Azores Fringe é "uma explosão artística dos Açores para o mundo", como o seu mote diz. Vamos ao Fringe!

Haja saúde!

terça-feira, 24 de maio de 2022

Museu do Pico apresenta o projeto Arquivo de Memórias da Baleação


O Arquivo de Memórias da Baleação é um projeto de história oral, da autoria de Francisco Henriques e Luís Bicudo, e que teve como objetivo a recolha e salvaguarda das memórias dos últimos baleeiros vivos no arquipélago dos Açores, “homens de outro planeta”.

Um legado feito de memórias e saberes dos homens que viveram a baleação na primeira pessoa. Esses homens são os derradeiros testemunhos de uma atividade que deixou de existir não só nos Açores, mas também a uma escala global.

Além da salvaguarda de múltiplas histórias de vida, o Arquivo de Memórias da Baleação abre caminho para novas áreas de pesquisa sobre a História Contemporânea dos Açores e os hábitos quotidianos das suas comunidades. As memórias da baleação enriquecem o património cultural da Região, na medida em que exibem um sistema de valores, crenças e experiências únicas que representam o nosso passado.

O projeto, financiado pela Direção Regional da Cultura, teve início em 2015. Numa primeira fase de trabalho de campo foram realizadas 70 entrevistas em todas as ilhas do arquipélago. Uma segunda fase decorreu entre 2020 e 2022, com o tratamento e sistematização de toda a informação. O arquivo inclui as entrevistas recolhidas por Luís Bicudo na preparação do documentário Baleias e Baleeiros (2013).

Francisco Henriques é historiador, licenciado em História pela Universidad de Cantábria, mestre em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e com doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas da História Económica e Social, Património e Museus, em particular sobre a baleação nos Açores. Em 2016 publicou o livro A Baleação e o Estado Novo. Industrialização e organização corporativa (1937-1958). Coordena o projeto Arquivo de Memórias da Baleação, em conjunto com Luís Bicudo.

Luís Bicudo, cineasta, empreendedor e guia de turismo ativo, licenciou-se em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Foi selecionado para as seis edições da Mostra Açoriana Labjovem e ganhou o 1º prémio em duas edições. Em 2013 realizou o documentário “Baleias e Baleeiros”. Recebeu a Menção Honrosa da 1ª edição do Prémio Ayres D’Aguiar com o filme “O Funeral Artístico do Projecionista”.

A apresentação deste projeto decorrerá no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, no próximo dia 26 de maio de 2022, pelas 21h00. O projeto será igualmente apresentado no dia seguinte, 27 de maio, pelas 21:00h, na Museu da Indústria Baleeira.

[Fonte: CulturAçores]

Haja saúde!

segunda-feira, 23 de maio de 2022

A ligação marítima histórica Cais do Pico / Velas


No âmbito do lançamento para breve da nova linha sazonal da Atlânticoline — a Linha Laranja, a qual corresponde a uma ligação dedicada entre as ilhas do Pico e de São Jorge, vale a pena recordar que, no século passado, já houve algumas obrigações impostas a quem se dispunha a transportar passageiros entre a ilha montanha e a ilha das fajãs.

Mais precisamente, o Decreto n.º 40.344, de 18 de outubro de 1955, tinha como sumário "Aprova e manda pôr em execução o Regulamento para o Tráfego de Passageiros entre o Porto do Cais do Pico (Ilha do Pico) e o Porto das Velas (Ilha de S. Jorge)".

De entre os 19 artigos do regulamento supracitado, não deixa de ser curioso atentar aos seguintes pontos:
Art. 6.º O número de viagens de ida e volta entre o porto do Cais do Pico e o porto das Velas é fixado no mínimo de duas por semana durante o Inverno e de uma viagem diária durante o Verão, exceptuados os domingos, desde que as condições do tempo o permitam, o que será verificado pelas autoridades marítimas.
§ 1.° O horário é fixado pela Capitania do Porto da Horta, de acordo com o horário das carreiras de camionagem nas ilhas do Pico e S. Jorge, e será tornado público em edital e em anúncios publicados nos jornais das ilhas do Pico, Faial e S. Jorge, respectivamente pela Capitania e pelos proprietários das embarcações aprovadas para as carreiras.
(...)
§ 4.º Para transporte dos passageiros que excedam a lotação da embarcação designada para determinada viagem do horário, deverão ser efectuadas, em desdobramento, as viagens necessárias.
Art. 7.° O preço das passagens entre o porto do Cais do Pico e o porto das Velas, para as embarcações do horário, é de 12$ por pessoa (...).
Daqui retiram-se as seguintes notas relevantes: havia uma preocupação de, pelo menos no verão, haver uma ligação diária entre Pico e São Jorge (exceptuando domingos); os horários estavam ajustados a outros meios de transporte, designadamente com os horários dos autocarros públicos; eram efetuados desdobramentos para garantir que ninguém ficava em terra; e o preço de uma ida Cais do Pico / Velas (ou vice-versa) custava, calculado à data de hoje, cerca de 7 € (os 12 escudos mencionados sem inflação corresponderiam hoje a apenas 0,06 €!) [nota adicional: a mesma viagem custa agora 10,50 €, ou seja, o seu custo aumentou, em termos práticos, 50% face à década de 50 do século passado].

Por fim, referir que esta rota chegou a ser explorada pela Empresa Lanchas do Pico, Lda [recorrendo maioritariamente às embarcações "Velas" e "Calheta"], empresa esta que não só ligou outras ilhas e portos no Grupo Central dos Açores, mas também foi uma das percursoras da Transmaçor e, consequentemente, da Atlânticoline

Em suma, a nova Linha Laranja não é um capricho, mas sim o retomar de uma ligação histórica, com a curiosidade adicional de que, passados quase 70 anos, ainda é válida a informação "a travessia do canal faz-se em 60 minutos".

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 942 do 'Jornal do Pico', de 27 de maio de 2022.


domingo, 22 de maio de 2022

Rotas Açores


Confrontados com uma Natureza esfuziante, os Açorianos moldaram-na e moldaram-se às suas vicissitudes ao longo dos séculos: desenvolvimento de cidades, vilas e freguesias em sopés de vulcões, práticas agrícolas exploradoras de um solo tão particular, atividades económicas assentes na vida do Oceano.
Agora, com as Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos pode finalmente descobrir e experimentar a Cultura tão singular deste Arquipélago Atlântico, sempre na perspetiva dos seus habitantes e da sua forçada adaptação a esta circunstância geográfica tão singular: afinal, a Natureza dos Açores são, antes de tudo, as Pessoas.


É assim que se apresenta o programa "Rotas Açores", o qual pretende divulgar itinerários culturais e paisagísticos em todas as nove ilhas açorianas, os quais se agrupam em três grupos: Rota da Baleação, Rota dos Vulcões e Rota das Vinhas.

No caso particular do Pico, esta ilha está representada em todas as rotas supracitadas, designadamente pelos seguintes itinerários:



Mais informações podem ser encontradas em rotas.azores.gov.pt ou através do seguinte e-mail: rotasacores@azores.gov.pt

Haja saúde!

sábado, 21 de maio de 2022

Eis a nova Linha Laranja da Atlânticoline: a ligação marítima dedicada São Jorge / Pico


No próximo dia 17 de junho de 2022 será estreada uma nova linha sazonal da Atlânticoline: a Linha Laranja. Esta corresponderá a uma ligação marítima dedicada entre as ilhas de São Jorge e do Pico, mais propriamente entre Velas e São Roque do Pico (Porto do Cais do Pico), e que se prolongará até meados de setembro.

Em particular, todos os dias, exceptuando quartas e quintas-feiras, haverá duas viagens diárias no itinerário Velas/São Roque/Velas, sendo uma de manhã e outra ao final da tarde.

VIAGENS LINHA LARANJA
(17 de junho — 18 de setembro)
OrigemParteDestinoChegaObs.
Velas 07:45 Cais do Pico  08:45 Todos
os dias
exceto
4.ª e 5.ª
Velas 18:00 Cais do Pico  19:00 

Cais do Pico  09:00 Velas 10:00 
Cais do Pico  19:15 Velas 20:15 


Dito de outra forma, esta é uma linha que vem trazer qualidade e conforto a todas as pessoas que pretendem se deslocar entre São Jorge e o Pico, pois será muito mais cómodo e rápido chegarem ao seu destino final, bem como a regularidade do horário (sempre à mesma hora em todos os dias de operação) tornará muito mais fácil o planeamento de qualquer viagem, quer para os locais, quer para as agências de viagens, quer inclusivamente para as empresas que desejem transferir mercadorias entre estas duas ilhas.

Além disso, apesar de não ser possível transportar viaturas nesta linha pelo facto de serem utilizados apenas os Cruzeiros, o histórico destes navios leva a antever uma elevada fiabilidade na operação; assim, não só haverá uma maior mobilidade de pessoas, bem como elas sentir-se-ão mais confortáveis para fazer uso de outros meios de transporte, como seja jorgenses usarem mais o aeroporto do Pico e vice-versa no que toca aos picarotos, sempre que isso se afigure como uma boa alternativa. Aliás, esta nova Linha Laranja irá permitir algo inédito: os jorgenses e quem visita São Jorge, partindo no mesmo dia desta ilha por via marítima, passarão a poder usufruir das ligações aéreas Pico/Lisboa que saem pela manhã.

Esta é uma excelente novidade e vai de encontro (à semelhança do que já acontece entre Madalena e Horta [Linha Azul]) ao que as forças vivas locais sempre defenderam: ter uma ligação estável e previsível entre São Roque do Pico e Velas é a melhor forma de ligar o Pico a São Jorge.

Por fim, nota para o facto de que o surgimento desta nova Linha Laranja não implicará redução de oferta na Linha Verde da Atlânticoline, a qual liga todas as ilhas do Triângulo (Faial, Pico, São Jorge); por outras palavras, o Triângulo ficará ligado, unido e coeso de uma forma nunca antes vista durante o verão de 2022, reforçando assim o seu estatuto de expoente máximo da sensação de arquipélago dentro dos Açores.

Haja saúde!

[Post realcionado: A ligação marítima histórica Cais do Pico / Velas]

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas chegou ao Pico


Desde o passado dia 18 de maio de 2022 que, na ilha montanha, já possível depositar embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro numa determinada máquina e receber um montante de 0,05€ por cada embalagem depositada neste equipamento.

Este é um projeto-piloto para instalação de 25 máquinas de logística reversa, em todas as ilhas do Arquipélago, sendo que no Pico haverá uma máquina por concelho.

O prémio atribuído ao consumidor por cada depósito fica acumulado num cartão, o qual pode adquirir numa loja RIAC, e posteriormente o consumidor poderá ser reembolsado diretamente na sua conta bancária ou nas lojas RIAC.

Na ilha montanha, as máquinas de recolha de embalagens não reutilizáveis de bebidas estão instaladas na Madalena (no Mercado Municipal), em São Roque (no Jardim Municipal) e nas Lajes (junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários).

Haja saúde!




quinta-feira, 19 de maio de 2022

Liderança no feminino na ilha montanha


Entre os dias 12 e 15 de maio de 2022, a ilha montanha acolheu o Encontro Anual da ‘Rede Mulher Líder’, projeto do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), sendo este o primeiro evento do género nos Açores e teve como principal objetivo a dinamização da liderança feminina, reforçando a diversidade de género na gestão de empresas, fundamental para a economia regional e nacional.

A 13 de maio, teve lugar, no Auditório da Madalena, a conferência ‘Desafios da Liderança Num Mundo em Mudança’, tendo contado com a presença da Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, onde frisou que “persistem constrangimentos à representação equilibrada de géneros nos lugares de topo nas empresas”. Participou, ainda, a co-criadora da Rede Mulher Líder, Rita Seabra, que proporcionou uma partilha de conhecimentos e experiências das diversas líderes, de modo a promover a igualdade de género.

O dia 14 foi passado na Capital do Turismo Rural (São Roque do Pico) com o início da visita no Centro Interpretativo do Lajido e a Casa dos Vulcões, instalada no património edificado do Lajido e que constitui o ponto de partida para a compreensão dos vulcões dos Açores. De seguida, foram conhecer um alojamento local, situado na freguesia da Prainha, as Adegas do Pico, tendo sido brindadas com vinho verdelho e queijo do Pico.

Na freguesia de Santo Amaro visitaram o empreendimento Lava Homes e o restaurante Magma, a sócia Benedita Branco, foi convidada a ingressar a Rede Mulher Líder. Esta falou do desafio ‘Lava Homes’ e ‘Magma’, afirmando que “o otimismo é fundamental e que há Aquiles todos os dias”.

No período da tarde, houve momentos de partilha de conhecimentos, bem como a apresentação do projeto ‘Workability’. O projeto criado por Raquel Santos, metalúrgica na Bakeware Production, tem como principal objetivo o de incluir pessoas com deficiência (espetro de autismo) no mercado de trabalho, sendo este um projeto inserido na Rede Mulher Líder. O projeto foi concebido após a sua criadora se deparar com as dificuldades com que as pessoas com deficiência têm em integrarem o mercado de trabalho, por ser mãe de duas filhas com um grau de deficiência e por ser esta uma das suas maiores preocupações. Esta entende que as empresas devem ser mais inclusivas, devendo promover uma formação contínua dos seus empresários e equipas, de forma que sejam capazes de lidar com o autismo. Num futuro, o projeto deverá ser alargado a outro tipo de deficiência, mental ou física.

Finda esta visita e com rumo ao centro da vila de São Roque do Pico, o percurso leva-nos ao Museu da Indústria Baleeira, onde se reconhece os atos de bravura dos antepassados do povo do concelho, feitos estes contados pelo Diretor do Museu do Pico, Manuel Costa Júnior. As histórias contadas foram acompanhadas pelos vinhos da Adega ‘A Cerca dos Frades’, de Tito Silva.

Em jeito de despedida, o Presidente da Câmara de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, fazendo um breve discurso onde agradeceu às empreendedoras presentes neste encontro, propondo o desafio de estas voltarem a visitar São Roque do Pico, seja para um projeto investidor, seja apenas para turismo.

A empresária do Pico e a primeira açoriana na Rede Mulher Líder, Eunice Tavares de Melo fez uma intervenção nesta sessão, ao agradecer ao Município por ter aceite este desafio assim como às líderes presentes, tendo afirmado que “ser ilhéu é viver além-fronteiras porque o mar não tem limites.”

A sessão terminou com um momento musical proporcionado por Manuel Costa Júnior, onde cantou duas músicas do Cancioneiro Açoriano, a ‘Chamateia’ e o ‘Boi do Mar’.

Encontro Anual da ‘Rede Mulher Líder’ terminou no restaurante ‘Casa Âncora’.

[Fonte: CMSRP]

Haja saúde!



quarta-feira, 18 de maio de 2022

AnimaPIX Prémio 2022 - Livro Ilustrado


Estão abertas as candidaturas para o AnimaPIX Prémio 2022 - Livro Ilustrado.

Livros ilustrados, com primeira edição publicada entre janeiro 2020 e junho 2022, qualificam-se para este prémio da associação cultural MiratecArts. Um prémio que é dedicado ao talento açoriano, onde a ilustração é executada por um artista que nasceu ou reside numa das 9 ilhas dos Açores. Um segundo prémio é dedicado a artistas além dos Açores. O júri é composto pela madrinha do festival AnimaPIX, e a mais galardoada artista portuguesa em filmes de animação, Regina Pessoa; pelo artista gráfico, e colaborador regular da MiratecArts, Nelson Lopes; e pela ilustradora Inês Ribeiro, artista que tem tido presença anual no Azores Fringe Festival.

Os prémios consistem na apresentação do trabalho e na promoção junto dos meios de comunicação, um convite a participar em pessoa no festival que acontece na ilha do Pico, Açores, com uma exposição no AnimaPIX e ainda 500€ para executar uma nova ilustração com o intuito de ser um futuro cartaz do festival.

Para mais informações basta visitar www.miratecarts.com e preencher o ficheiro de candidatura disponível no site [link direto] até 1 de julho de 2022. Finalistas serão contatados até 1 de novembro e vencedores apresentados no AnimaPIX, festival de animação na ilha do Pico, a acontecer no mês de dezembro.

Haja saúde!

terça-feira, 17 de maio de 2022

Pico recebe “Feira de Emprego: O Futuro está à tua espera”


Nos dias 18 e 19 de maio de 2022, o Auditório da Madalena do Pico transforma-se numa verdadeira feira de oportunidades.

Destinado a estudantes e a quem procura o primeiro ou um novo emprego, o evento Emprego.Azores aposta em dinâmicas inovadoras que potenciem a dignificação profissional e a empregabilidade na Ilha e na Região, com a oferta de dezenas de postos de trabalho e formações, disponibilizadas pelas diversas empresas, entidades públicas e estabelecimentos de ensino presentes.

Sob o mote “da qualificação ao mercado de trabalho”, a iniciativa, promovida pelo Governo Regional, conta ainda com um ciclo de palestras, divididas em cinco painéis distintos abordando diversos temas, como o empreendedorismo, a formação e os desafios inerentes à entrada no mundo laboral.

Da teoria à prática, os interessados terão igualmente a oportunidade de participar nos workshops “Ser, em princípio, altamente contratável” e “Os 10 erros mais frequentes num CV”, aprendendo com especialistas na matéria técnicas e dicas para a imersão numa dinâmica organizacional.

[Fonte: AzoresAçores]

Haja saúde!

segunda-feira, 16 de maio de 2022

A montanha do Pico vê-se de São Miguel?! E das Flores?


Os Açores são, por definição da própria palavra arquipélago, um grupo de ilhas pouco distantes umas das outras. Assim, sobretudo para quem não conhece a Região, muitos poderiam esperar que de uma ilha se conseguisse ver outra qualquer, o que não acontece. Aliás, devido à dispersão geográfica do arquipélago açoriano ser de 617 km, ou seja, superior à do continente português (589 km), a noção de proximidade entre ilhas torna-se relativa e daí os Açores serem tipicamente subdivididos nos Grupos Oriental (Santa Maria e São Miguel), Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) — em cada um destes é possível, com elevadíssima probabilidade, ver uma(s) ilha(s) estando noutra ilha do respetivo grupo.

Vem isto a propósito da questão que não raras vezes algumas pessoas fazem sobre os Açores: será possível ver ilhas de outro grupo que não daquele onde estamos?

Ora bem, devido à curvatura da Terra, a observação de pontos muito distantes só pode ocorrer se estes forem elevados ou, em alternativa, se se estiver num ponto elevado. Assim, atendendo ao facto de que a montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal, o desafio é então tentar saber se é possível ver a ilha montanha estando fora do Grupo Central.

Começando pelo Grupo Oriental, uma resposta muito bem enquadrada já foi dada em 2019 no blog 'O Pico e os Aviões', cuja imagem aqui se anexa: a ilha montanha vista de São Miguel. Esta é uma observação verdadeiramente espetacular, não só por não ser fácil de observar no dia a dia (têm de estar condições meteorológicas favoráveis), mas também por se estar a falar de visionar algo que está a cerca de 230 km de distância!

No caso do Grupo Ocidental, não há registo público de se observar o Pico a partir das Flores ou do Corvo; porém, segundo o site www.heywhatsthat.com , é possível ter linha de vista da ponta do Pico para a ilha das Flores (designadamente para a zona do Morro Alto, o que corresponde a cerca de 260 km).

Assim, fica aqui o desafio: tentar observar a montanha do Pico a partir das Flores ou, em alternativa, tentar ver esta última a partir do ponto mais alto de Portugal, de forma a reforçar o estatuto da ilha montanha como Farol dos Açores!

Haja saúde!

domingo, 15 de maio de 2022

Cooperativa do Pico investe 270 mil euros em câmaras de cura


A cooperativa Leite Montanha inaugurou duas câmaras de cura, que vão permitir desenvolver novos produtos e potenciar a qualidade dos que já existem.

Trata-se de um investimento de 270 mil euros que vem dotar a Leite Montanha do Pico com outras condições.

[Fonte: RTP Açores]

Haja saúde!


sábado, 14 de maio de 2022

Pico Zen 2022


De 8 a 12 de junho de 2022 decorre mais uma edição do "Pico Zen", o qual se realiza na ilha montanha, mais propriamente em São Roque do Pico.

Este evento conta ser um momento especial de contacto com a natureza, no qual serão desenvolvidas experiências únicas como yoga, música, dança, saúde, relaxamento, hiking, workshops, entre outras, ligadas ao turismo, à família e à tradição!

Mais informações podem ser encontradas no website www.picozen.pt , designadamente o programa, detalhes de horários, bilhetes de acesso e condições.

Haja saúde!



sexta-feira, 13 de maio de 2022

Fotografia tirada no Pico em destaque na National Geographic


A prestigiada sociedade internacional National Geographic elaborou, a partir do seu arquivo, uma lista de 30 fotografias hipnotizantes, as quais têm como elemento em destaque a repetição, um elemento da fotografia que, quando usado estrategicamente, consegue criar um ritmo encantador.

Nesta restrita lista surge uma fotografia tirada na ilha montanha na década de 1970 [em anexo]. Mais precisamente, O. Louis Mazzatenta capturou mulheres carregando cestos de pães enormes na cabeça como parte das celebrações durante a Festa do Espírito Santo em Ribeiras, no sul da ilha do Pico. Esta fotografia foi publicada num artigo da National Geographic de fevereiro de 1976 sobre os Açores.

Considerando que esta lista de fotografias integra imagens de todo o mundo e que a foto do Pico é a única portuguesa, este é mais um exemplo de que o que os picarotos fazem é de tal forma fascinante que merece destaque internacional.

Haja saúde!

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Decisão unânime: ampliação da pista do aeroporto do Pico vai avançar


Neste período legislativo de maio de 2022 da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores teve lugar um momento que ficará para a história da ilha montanha, em particular, e para todo o arquipélago açoriano, em geral: os deputados aprovaram, por unanimidade, um projeto de resolução para “avançar com todos os trabalhos preparatórios para a concretização do projeto de execução da ampliação da pista do Aeroporto da ilha do Pico”, designadamente, com “um prolongamento para oeste na ordem dos 700 metros, por ser a solução técnica que garante a operacionalidade sem limitações para as aeronaves de médio curso, inclusive toda a frota atual da SATA Azores Airlines”.

Durante a discussão em plenário [ver vídeo anexo], alguns desenvolvimentos recentes foram revelados por parte da Secretária Regional com a tutela dos Transportes, nomeadamente o facto de já se terem iniciados os contactos com a UNESCO, com vista à salvaguarda da viabilidade plena do projeto, bem como que esta obra já está prevista no Plano Operacional 20-27.

Esta é, sem dúvida, uma das melhores prendas que a maior infraestrutura aeroportuária totalmente gerida e detida pela Região poderia ter no ano em que celebra 40 anos de atividade.

Por fim, uma palavra final para a sociedade civil, em especial à picarota, pois o momento histórico agora registado é uma vitória e uma reposta mais do que justa às suas reivindicações: foi graças à união nunca antes vista em torno da petição pública "Pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico" que esta temática ganhou protagonismo público; esta iniciativa concretizada em 2018 teve "uma montanha de apoio, traduzida de forma simbólica em 2351 assinaturas — tantas quantas a altura do ponto mais alto de Portugal, o nosso Pico!", bem como teve uma extraordinária união em diversas frentes, incluindo as vertentes empresarial e política. Por outras palavras, o sucesso contínuo alcançado por esta petição [a qual foi citada inúmeras vezes pelos deputados regionais aquando da discussão do projeto de resolução supramencionado] deve-se a este exemplo de cidadania construtiva por parte de todos os intervenientes.

Haja saúde!

Post scriptum: Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 24/2022/A de 21 de junho de 2022





quarta-feira, 11 de maio de 2022

Museu do Pico homenageia Zeca Afonso com "Celebrar Abril"


No dia 13 de maio de 2022, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o Museu do Pico organizará uma sessão de homenagem ao mítico cantor português Zeca Afonso, passados que são 35 anos do seu desaparecimento.

O evento, intitulado Celebrar Abril, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, será composto de vários momentos.

Inicialmente será visionado um pequeno filme, sobre a vida e obra de Zeca Afonso, com depoimentos sobre a sua carreira musical, artística e política.

Pedro Afonso, filho de Zeca Afonso, há muitos anos a viver na ilha do Faial, apresentará um testemunho sobre o percurso artístico do seu pai.

A sessão continuará com a partilha de histórias e conversas, com a presença de Rui Pato, companheiro e acompanhante musical (guitarra clássica) de Zeca Afonso, ao longo de décadas.

A sessão encerrar-se-á com um pequeno concerto, em torno da música de Zeca Afonso, com os músicos Rui Pato (guitarra clássica), Bruno Costa (guitarra portuguesa de Coimbra), André Goulart (voz, viola e bandolim), Rui Silva (percussão), Francisco Costa (percussão), Sara Miguel (voz), Marcos Fernandez (viola da terra), Rogério Goulart (baixo acústico) e Manuel Costa (voz e viola).

Esta sessão de homenagem pública, terá o seu início pelas 21h, com entrada gratuita.

[Fonte: CulturAçores]

Haja saúde!

terça-feira, 10 de maio de 2022

Estreia do navio "Dicle Deniz" no Pico


Apresentam-se aqui algumas fotografias relativas à estreia do navio tanque "Dicle Deniz" no passada dia 1 de maio de 2022 no porto comercial do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico.

Este é um navio construído em 2009, na Turquia, tem 88 m de comprimento, 13 m de boca máxima e uma capacidade de carga de 3531 ton, estando neste momento, no que toca ao abastecimento de combustível interilhas, a substituir [após o N/T "Nordic Sira" o já ter feito] o N/T "São Jorge", o qual se encontra a ser reparado em virtude do embate no ilhéu da Praia da ilha Graciosa.

Haja saúde!





segunda-feira, 9 de maio de 2022

Czar: o rei do Pico


São menos de mil as garrafas que chegam este ano ao mercado, numa espécie de resumo daquilo que é o Czar, um vinho com 600 anos de História e sem se encaixar numa denominação clara. Não é apenas um vinho licoroso e também não é um vinho fortificado. É único, e dizem os críticos que tem o perfeito equilíbrio entre acidez, açúcares e álcool – tudo conseguido naturalmente e com a mínima intervenção humana.
É assim que se inicia um artigo na revista Exame sobre o 'Czar', um vinho que só aparece em anos excecionais sob esta referência, nascido no Lajido da Criação Velha, Património da Unesco na ilha do Pico.

Este artigo é parte integrante de uma reportagem da Exame dedicada a um restrito lote de 9 marcas portuguesas que voltaram ao mercado mais fortes, consistentes e com um legado para defender e levar mais longe, fazendo delas marcas valiosas não apenas para os respetivos proprietários, mas também para a História nacional.

Haja saúde!

domingo, 8 de maio de 2022

Palmas para o Secretário Regional picaroto


Duarte Freitas, o atual responsável pelas Finanças, Planeamento e Administração Pública do executivo açoriano, foi recentemente ouvido na comissão de inquérito da Assembleia Regional dos Açores às Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na qualidade de antigo Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego dos Açores. Nessa audição, Duarte Freitas fez a seguinte afirmação:
O facto mais grave que aqui está foi não se ter considerado as associações comerciais de todas as ilhas e considerar-se apenas as das ilhas capitalinas dos resquícios do neocolonialismo.
O governante referia-se em concreto às ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, as quais albergavam a sede das capitais de distrito antes da entrada em vigor da Constituição de 1976, lei fundamental essa que extingiu estes distritos e criou a Região Autónoma dos Açores.

E porque é que este Secretário Regional afirmou que o "mais grave" das Agendas Mobilizadoras do PRR foi não incluir associações empresariais de todas as ilhas? Porque sempre que apenas algumas partes estão representadas nos centros de decisão, mais difícil será haver um desenvolvimento equitativo, equilibrado e harmonioso entre todas as partes, neste caso de todas e cada uma das ilhas açorianas.

Dito de outra forma, Duarte Freitas pôs o dedo na ferida e chamou a atenção para o óbvio: a lei ainda mantém um sentimento de que nos Açores há ilhas de primeira e ilhas de segunda!

Este tema já havia sido abordado neste blog, nomeadamente no que concerne à "centralização/concentração açoriana" no que toca às Secretarias Regionais. Mais concretamente, segundo o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, seis ilhas — Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo — estão legalmente impedidas de sediar um departamento do Governo Regional! Também neste aspeto, a ação deste governante salta à vista: respeitando as limitações legais, Duarte Freitas encontrou uma solução virtuosa para poder trabalhar na sua terra (e não ter de forçosamente ir residir numa ilha "capitalina"), ao criar um gabinete funcional na ilha montanha, mais concretamente no Cais do Pico.

Em suma, este Secretário Regional picaroto merece palmas por defender o incontestável: na tomada de decisões nos Açores devem contar todos e não apenas alguns!

Haja saúde!

sábado, 7 de maio de 2022

Governo dos Açores prevê ampliação e remodelação do matadouro do Pico por 4,3 milhões de euros


O Governo dos Açores decidiu lançar um concurso público para remodelar e ampliar o matadouro do Pico por um preço base de 4,3 milhões de euros e prazo de execução de 18 meses, revelou ontem o Jornal Oficial.

O valor previsto para o procedimento, a cargo da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, "inclui a construção civil, central de água quente, instalações frigoríficas e isotermia e equipamentos de processo, com o prazo máximo de execução de 18 meses [um ano e meio]", descreve-se na publicação.

As obras de remodelação e ampliação do matadouro do Pico pretendem "o aumento da capacidade da abegoaria e do frio, incorporando soluções específicas relativas à prossecução dos objetivos ambientais e em matéria de alterações climáticas".

A Resolução do Conselho do Governo publicada no jornal oficial autoriza a secretaria regional a lançar o concurso público, aprovar as peças do procedimento e designar o júri, bem como outras formalidades relacionadas com o concurso.

O executivo açoriano refere que, "com o objetivo de assegurar níveis de qualidade, segurança e excelência alimentares, que caracterizam as produções regionais, o Governo Regional tem vindo a realizar importantes investimentos nas infraestruturas de abate".

A intenção é "criar condições para reter, na Região Autónoma dos Açores, as mais-valias resultantes da preparação e processamento das carcaças".

"Numa ótica de permanente melhoria da rede regional de abate, afigura-se necessário proceder a novos investimentos, que visem a construção de novas unidades de abate, ou o melhoramento das existentes, cuja conceção acompanhe, para além da evolução das exigências do mercado, os condicionalismos legais sobre a matéria, entre os quais os relativos à higiene e segurança alimentar, tratamento de subprodutos, bem-estar animal, prossecução de objetivos ambientais e alterações climáticas", acrescenta.

[Fonte: Açores9]

Haja saúde!

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Lenda de um Baleeiro


Quem viajou no passado mês de abril de 2022 a bordo da SATA / Azores Airlines teve a oportunidade de receber a sua refeição dentro de uma caixinha de papel que tinha em grande destaque, no seu exterior, a montanha do Pico e as palavras "From Pico Island, a Dream tale of a giant whale"; mais abaixo aparecia em português "A ilha do Pico e a lenda de sonho da baleia gigante".

Certamente estas palavras aguçam o apetite — notavelmente numa caixa contendo comida — sobre que lenda será esta. Ora bem, ao abrir a caixinha supramencionada, era possível encontrar uma passagem (quer em português, quer em inglês) da lenda em questão e um código QR para ler a versão completa, a qual se apresenta igualmente neste espaço:
Numa certa manhã, há muitas gerações atrás, ecoou por toda a ilha do Pico um som familiar; um barulho que representava a esperança de sustento e até de alguma fortuna para as famílias pobres da ilha. 
A palavra espalhou-se, para a maior baleia jamais avistada naqueles mares. Observados pela imponente montanha do vulcão do Pico, os homens correram aos barcos, decididos a ganhar a batalha contra aquela silhueta gigante que se afastava no horizonte. O mais valente dos arpoadores conseguiu chegar mais perto e, com a rapidez de um relâmpago, foi arrastado pela grossa corda do arpão atada à sua cintura, desaparecendo no infinito do mar. 
Depois de grande espera e sem esperança de voltar a ver o companheiro, os baleeiros voltaram para terra. 
Na manhã seguinte, o amanhecer revelou de novo no horizonte aquela figura gigante. Os homens remaram com todas as forças e, ao chegarem, tiveram a visão mais fantástica da sua vida: a baleia tinha trazido o homem de volta, que os recebeu às gargalhadas, fumando um grosso cigarro de casca de milho. 
Reza a lenda que o arpoador de baleias nunca revelou o segredo da sua vitória, nem tão-pouco como conseguiu lume para acender o cigarro.
Esta é naturalmente uma história que mistura factos com fantasia, não havendo forma de afirmar quais; contada e recontada de pais para filhos há várias gerações, não é de estranhar que existam diferentes versões desta história [link para versão alternativa]; todavia, a conclusão é sempre a mesma: o picaroto é capaz de vencer um gigante!

Haja saúde!