segunda-feira, 23 de maio de 2022

A ligação marítima histórica Cais do Pico / Velas


No âmbito do lançamento para breve da nova linha sazonal da Atlânticoline — a Linha Laranja, a qual corresponde a uma ligação dedicada entre as ilhas do Pico e de São Jorge, vale a pena recordar que, no século passado, já houve algumas obrigações impostas a quem se dispunha a transportar passageiros entre a ilha montanha e a ilha das fajãs.

Mais precisamente, o Decreto n.º 40.344, de 18 de outubro de 1955, tinha como sumário "Aprova e manda pôr em execução o Regulamento para o Tráfego de Passageiros entre o Porto do Cais do Pico (Ilha do Pico) e o Porto das Velas (Ilha de S. Jorge)".

De entre os 19 artigos do regulamento supracitado, não deixa de ser curioso atentar aos seguintes pontos:
Art. 6.º O número de viagens de ida e volta entre o porto do Cais do Pico e o porto das Velas é fixado no mínimo de duas por semana durante o Inverno e de uma viagem diária durante o Verão, exceptuados os domingos, desde que as condições do tempo o permitam, o que será verificado pelas autoridades marítimas.
§ 1.° O horário é fixado pela Capitania do Porto da Horta, de acordo com o horário das carreiras de camionagem nas ilhas do Pico e S. Jorge, e será tornado público em edital e em anúncios publicados nos jornais das ilhas do Pico, Faial e S. Jorge, respectivamente pela Capitania e pelos proprietários das embarcações aprovadas para as carreiras.
(...)
§ 4.º Para transporte dos passageiros que excedam a lotação da embarcação designada para determinada viagem do horário, deverão ser efectuadas, em desdobramento, as viagens necessárias.
Art. 7.° O preço das passagens entre o porto do Cais do Pico e o porto das Velas, para as embarcações do horário, é de 12$ por pessoa (...).
Daqui retiram-se as seguintes notas relevantes: havia uma preocupação de, pelo menos no verão, haver uma ligação diária entre Pico e São Jorge (exceptuando domingos); os horários estavam ajustados a outros meios de transporte, designadamente com os horários dos autocarros públicos; eram efetuados desdobramentos para garantir que ninguém ficava em terra; e o preço de uma ida Cais do Pico / Velas (ou vice-versa) custava, calculado à data de hoje, cerca de 7 € (os 12 escudos mencionados sem inflação corresponderiam hoje a apenas 0,06 €!) [nota adicional: a mesma viagem custa agora 10,50 €, ou seja, o seu custo aumentou, em termos práticos, 50% face à década de 50 do século passado].

Por fim, referir que esta rota chegou a ser explorada pela Empresa Lanchas do Pico, Lda [recorrendo maioritariamente às embarcações "Velas" e "Calheta"], empresa esta que não só ligou outras ilhas e portos no Grupo Central dos Açores, mas também foi uma das percursoras da Transmaçor e, consequentemente, da Atlânticoline

Em suma, a nova Linha Laranja não é um capricho, mas sim o retomar de uma ligação histórica, com a curiosidade adicional de que, passados quase 70 anos, ainda é válida a informação "a travessia do canal faz-se em 60 minutos".

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 942 do 'Jornal do Pico', de 27 de maio de 2022.


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