quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Pico volta a reclamar o aumento da pista do aeroporto


A Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores está a apreciar uma iniciativa do PS que recomenda ao Governo Regional a ampliação da pista em setecentos metros para oeste, na sequência de um estudo encomendado pelo anterior executivo. Neste âmbito, no passado dia 15 de fevereiro foram feitas diversas audições, nomeadamente aos seguintes intervenientes [o respetivo link encaminha para o vídeo da respetiva audição]:

O presidente da AMIP, José António Soares, defendeu a rápida ampliação da pista do Aeroporto da ilha do Pico, como forma de permitir o crescimento do turismo e da economia local. “O que queremos é que a pista seja ampliada o mais rapidamente possível”, frisou o autarca social-democrata, destacando também a “vontade” já manifestada pelo executivo regional de coligação (PSD, CDS-PP e PPM), em avançar com aquela obra.

José António Soares, que preside à Câmara Municipal da Madalena, alertou para os problemas que o eventual aumento da pista do Aeroporto do Pico poderá acarretar para a Paisagem Protegida da Cultura da Vinha, classificada pela UNESCO como património mundial, que atualmente circunda aquela infraestrutura aeroportuária. “Não podemos pensar que chegamos ali e desbravamos todo o terreno”, advertiu. O autarca recordou que a paisagem protegida da vinha do Pico “é qualquer coisa de extraordinário”, que não deve ser comprometido no futuro, embora entenda que é possível conciliar o aumenta da pista com a preservação da paisagem.

Também Rui Lima, presidente da ACIP, lembrou os constrangimentos que a atual pista tem provocado (sobretudo nas ligações diretas entre Lisboa e o Pico) para o crescimento da economia da ilha.

“Falamos, sobretudo, da operacionalidade dos A320 ou de aeronaves superiores, que têm constrangimentos conhecidos e visíveis, quer na questão do combustível, das cargas ou do número de passageiros”, lembrou o empresário picoense, adiantando que é possível “fazer uma obra a custos controlados”, beneficiando de fundos comunitários.

Segundo Ivo Sousa, um dos coordenadores do grupo de cidadãos “Aeroporto do Pico”, a ampliação da pista daquela infraestrutura aeroportuária em cerca de 700 metros de comprimento para oeste, permitiria eliminar as restrições de operacionalidade à maioria das aeronaves de médio-curso mais usadas no mundo, sublinhando que esta empreitada tem um custo estimado de 30 milhões de euros; foi ainda adiantado que se a obra fosse comparticipada por fundos comunitários, em cerca de 85%, o custo da obra, para os cofres da Região, não ultrapassaria 4,5 milhões de euros.

Este coordenador do Grupo “Aeroporto do Pico” destacou os dados estatísticos sobre o movimento de passageiros de e para o Aeroporto do Pico, que demonstram um “crescimento” de embarques e desembarques na ilha “superior à média regional”, o que demonstra a procura que a ilha montanha tem tido, sobretudo em termos turísticos.

Durante a visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, em novembro de 2021, o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, anunciou que a Região iria avançar com uma série de medidas cautelares nas zonas envolventes ao aeroporto, para salvaguardar a futura ampliação da pista.

A pista do Aeroporto do Pico, com apenas 1745 metros de comprimento, obriga as aeronaves da Azores Air Lines, que asseguram as ligações diretas entre Lisboa e Pico, a operarem com restrições, não podendo utilizar com a lotação máxima de passageiros, carga e combustível, devido à reduzida dimensão da pista.

Já os delegados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera informaram que foram reforçados os recursos humanos no Pico, passando de dois para três funcionários. Em relação ao TAF (Terminal Aerodrome Forecast) que existe nas restantes gateways da Região, os delegados do IPMA adiantaram que só estão disponíveis nos aeroportos internacionais, não sendo o caso do Pico.

[Fonte: Lusa | RTP-Açores | Rádio Pico]

Haja saúde!

Post scriptum: Link para o respetivo Parecer da Comissão de Economia.

1 comentário:

  1. A really, really BAD idea for the future of Pico for so many reasons!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!