sábado, 21 de maio de 2022

Eis a nova Linha Laranja da Atlânticoline: a ligação marítima dedicada São Jorge / Pico


No próximo dia 17 de junho de 2022 será estreada uma nova linha sazonal da Atlânticoline: a Linha Laranja. Esta corresponderá a uma ligação marítima dedicada entre as ilhas de São Jorge e do Pico, mais propriamente entre Velas e São Roque do Pico (Porto do Cais do Pico), e que se prolongará até meados de setembro.

Em particular, todos os dias, exceptuando quartas e quintas-feiras, haverá duas viagens diárias no itinerário Velas/São Roque/Velas, sendo uma de manhã e outra ao final da tarde.

VIAGENS LINHA LARANJA
(17 de junho — 18 de setembro)
OrigemParteDestinoChegaObs.
Velas 07:45 Cais do Pico  08:45 Todos
os dias
exceto
4.ª e 5.ª
Velas 18:00 Cais do Pico  19:00 

Cais do Pico  09:00 Velas 10:00 
Cais do Pico  19:15 Velas 20:15 


Dito de outra forma, esta é uma linha que vem trazer qualidade e conforto a todas as pessoas que pretendem se deslocar entre São Jorge e o Pico, pois será muito mais cómodo e rápido chegarem ao seu destino final, bem como a regularidade do horário (sempre à mesma hora em todos os dias de operação) tornará muito mais fácil o planeamento de qualquer viagem, quer para os locais, quer para as agências de viagens, quer inclusivamente para as empresas que desejem transferir mercadorias entre estas duas ilhas.

Além disso, apesar de não ser possível transportar viaturas nesta linha pelo facto de serem utilizados apenas os Cruzeiros, o histórico destes navios leva a antever uma elevada fiabilidade na operação; assim, não só haverá uma maior mobilidade de pessoas, bem como elas sentir-se-ão mais confortáveis para fazer uso de outros meios de transporte, como seja jorgenses usarem mais o aeroporto do Pico e vice-versa no que toca aos picarotos, sempre que isso se afigure como uma boa alternativa. Aliás, esta nova Linha Laranja irá permitir algo inédito: os jorgenses e quem visita São Jorge, partindo no mesmo dia desta ilha por via marítima, passarão a poder usufruir das ligações aéreas Pico/Lisboa que saem pela manhã.

Esta é uma excelente novidade e vai de encontro (à semelhança do que já acontece entre Madalena e Horta [Linha Azul]) ao que as forças vivas locais sempre defenderam: ter uma ligação estável e previsível entre São Roque do Pico e Velas é a melhor forma de ligar o Pico a São Jorge.

Por fim, nota para o facto de que o surgimento desta nova Linha Laranja não implicará redução de oferta na Linha Verde da Atlânticoline, a qual liga todas as ilhas do Triângulo (Faial, Pico, São Jorge); por outras palavras, o Triângulo ficará ligado, unido e coeso de uma forma nunca antes vista durante o verão de 2022, reforçando assim o seu estatuto de expoente máximo da sensação de arquipélago dentro dos Açores.

Haja saúde!

[Post realcionado: A ligação marítima histórica Cais do Pico / Velas]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!