segunda-feira, 16 de maio de 2022

A montanha do Pico vê-se de São Miguel?! E das Flores?


Os Açores são, por definição da própria palavra arquipélago, um grupo de ilhas pouco distantes umas das outras. Assim, sobretudo para quem não conhece a Região, muitos poderiam esperar que de uma ilha se conseguisse ver outra qualquer, o que não acontece. Aliás, devido à dispersão geográfica do arquipélago açoriano ser de 617 km, ou seja, superior à do continente português (589 km), a noção de proximidade entre ilhas torna-se relativa e daí os Açores serem tipicamente subdivididos nos Grupos Oriental (Santa Maria e São Miguel), Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) — em cada um destes é possível, com elevadíssima probabilidade, ver uma(s) ilha(s) estando noutra ilha do respetivo grupo.

Vem isto a propósito da questão que não raras vezes algumas pessoas fazem sobre os Açores: será possível ver ilhas de outro grupo que não daquele onde estamos?

Ora bem, devido à curvatura da Terra, a observação de pontos muito distantes só pode ocorrer se estes forem elevados ou, em alternativa, se se estiver num ponto elevado. Assim, atendendo ao facto de que a montanha do Pico é o ponto mais alto de Portugal, o desafio é então tentar saber se é possível ver a ilha montanha estando fora do Grupo Central.

Começando pelo Grupo Oriental, uma resposta muito bem enquadrada já foi dada em 2019 no blog 'O Pico e os Aviões', cuja imagem aqui se anexa: a ilha montanha vista de São Miguel. Esta é uma observação verdadeiramente espetacular, não só por não ser fácil de observar no dia a dia (têm de estar condições meteorológicas favoráveis), mas também por se estar a falar de visionar algo que está a cerca de 230 km de distância!

No caso do Grupo Ocidental, não há registo público de se observar o Pico a partir das Flores ou do Corvo; porém, segundo o site www.heywhatsthat.com , é possível ter linha de vista da ponta do Pico para a ilha das Flores (designadamente para a zona do Morro Alto, o que corresponde a cerca de 260 km).

Assim, fica aqui o desafio: tentar observar a montanha do Pico a partir das Flores ou, em alternativa, tentar ver esta última a partir do ponto mais alto de Portugal, de forma a reforçar o estatuto da ilha montanha como Farol dos Açores!

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!