sexta-feira, 6 de maio de 2022

Lenda de um Baleeiro


Quem viajou no passado mês de abril de 2022 a bordo da SATA / Azores Airlines teve a oportunidade de receber a sua refeição dentro de uma caixinha de papel que tinha em grande destaque, no seu exterior, a montanha do Pico e as palavras "From Pico Island, a Dream tale of a giant whale"; mais abaixo aparecia em português "A ilha do Pico e a lenda de sonho da baleia gigante".

Certamente estas palavras aguçam o apetite — notavelmente numa caixa contendo comida — sobre que lenda será esta. Ora bem, ao abrir a caixinha supramencionada, era possível encontrar uma passagem (quer em português, quer em inglês) da lenda em questão e um código QR para ler a versão completa, a qual se apresenta igualmente neste espaço:
Numa certa manhã, há muitas gerações atrás, ecoou por toda a ilha do Pico um som familiar; um barulho que representava a esperança de sustento e até de alguma fortuna para as famílias pobres da ilha. 
A palavra espalhou-se, para a maior baleia jamais avistada naqueles mares. Observados pela imponente montanha do vulcão do Pico, os homens correram aos barcos, decididos a ganhar a batalha contra aquela silhueta gigante que se afastava no horizonte. O mais valente dos arpoadores conseguiu chegar mais perto e, com a rapidez de um relâmpago, foi arrastado pela grossa corda do arpão atada à sua cintura, desaparecendo no infinito do mar. 
Depois de grande espera e sem esperança de voltar a ver o companheiro, os baleeiros voltaram para terra. 
Na manhã seguinte, o amanhecer revelou de novo no horizonte aquela figura gigante. Os homens remaram com todas as forças e, ao chegarem, tiveram a visão mais fantástica da sua vida: a baleia tinha trazido o homem de volta, que os recebeu às gargalhadas, fumando um grosso cigarro de casca de milho. 
Reza a lenda que o arpoador de baleias nunca revelou o segredo da sua vitória, nem tão-pouco como conseguiu lume para acender o cigarro.
Esta é naturalmente uma história que mistura factos com fantasia, não havendo forma de afirmar quais; contada e recontada de pais para filhos há várias gerações, não é de estranhar que existam diferentes versões desta história [link para versão alternativa]; todavia, a conclusão é sempre a mesma: o picaroto é capaz de vencer um gigante!

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!