sábado, 28 de maio de 2022

Jornais históricos do Caes do Pico


Na ilha montanha já se publicaram cerca de três dezenas de jornais desde 1874, sendo que à volta de um terço destes foram editados no lugar do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico.

Excluindo o "Jornal do Pico", o periódico da vila nortenha da ilha montanha que foi fundado em 2004, bem como o "Cais Dez", o jornal associado à Escola B/S de São Roque do Pico e que foi fundado em 1987, todos os restantes jornais associados de alguma forma ao Cais do Pico já se extinguiram, sendo que todos estes têm igualmente a particularidade de terem sido fundados no século XIX, ou seja, na época onde o Cais era "Caes do Pico".

Desta lista de jornais históricos fazem então parte os seguintes oito periódicos, cuja breve descrição aqui se apresenta [tendo por base a informação disponibilizada no site CulturAçores]:
  • O Eco Picoense
    • Folha política, instrutiva e noticiosa publicada semanalmente em São Roque do Pico. Iniciou a publicação a 20 de outubro de 1878, publicando 48 números no primeiro ano de existência. A numeração do segundo ano retoma o número um, tendo terminado com o número 21, a 18 de fevereiro de 1880. Foi seu editor J. F. d'Escobar. Era impresso em tipografia própria, na Canada das Almas, 10, naquela localidade. Nas suas quatro páginas procurou chamar a atenção para os principais problemas que afetavam a ilha, nomeadamente transportes marítimos, baldios e educação. Politicamente esteve próximo do Partido Progressista, apoiando o seu candidato. Publicou um folhetim, 'A cruz de prata e a cruz de ferro', da autoria de A. L. Bulcão. Foi seu colaborador Ernesto Rebello e inclui correspondência de outras ilhas. Formato 45,5 cm x 32,3 cm, 4 páginas a 3 colunas.
  • Boletim Judicial
    • Jornal quinzenal, literário e noticioso publicado em São Roque do Pico e impresso na Tipografia Picoense. Foi seu editor Manuel José Dias Júnior e proprietário Manuel Maria de Mello, também redator, com Arsénio Leonel de Medeiros, guarda-mor de saúde. Entre outros colaboradores, destaca-se Manuel Henrique Dias. Publicou o primeiro número em 16 de novembro de 1879 e o último a 5 de maio de 1885.
  • O Picarôto
    • Quinzenário, instrutivo e noticioso. O número 1 data de domingo 1 de janeiro de 1882. Folha pequena. A três colunas. Publicado em São Roque do Pico, Typ. do Boletim Judicial. Do número 13 em diante dobrou o formato com 5 colunas, passando a ser semanal e a imprimir-se na Typ. Picoense de Manoel Dias de Lima, rua do Caes, cujo nome só por acaso está declarado em alguns números salteados. Continuou pelo menos até 15 de fevereiro de 1883.
  • O Pico
    • Com a epígrafe «Semanal consagrado a todos os interesses desta ilha», foi fundado em S. Roque do Pico em 17 de maio de 1885, por Domingos Machado Soares e Manuel Henrique Dias. Em 1 de julho de 1885, Domingos Machado Soares passou a editor responsável e proprietário. Em 19 de maio de 1889, Manuel Emílio e D. Machado Soares aparecem como redactores e D. Machado Soares como proprietário e administrador. Era impresso na Typ. Picoense, rua do Caes, 39 (loja), onde também funcionava a redação. Formato 41 cm x 27 cm, 4 páginas, 4 colunas, a primeira página era ocupada pelo editorial com o título genérico "S. Roque do Pico". Incluía um folhetim, noticiário local e anúncios judiciais. Foi publicado, pelo menos, até 7 de julho de 1889.
  • O Independente
    • Jornal, semanário popular, que começou a ser editado na vila de São Roque em 28 de fevereiro de 1886. Manuel Henrique Dias era redator principal e proprietário. Formato 42,8 cm x 29,1 cm, primeiro, 38 cm x 28 cm, depois, ambos com 4 páginas, 4 colunas, inclui um editorial com o título genérico "Caes do Pico", notícias locais, folhetim, anúncios judicias e outros, muitos de editoras do continente. Era impresso na Typ. Popular, de João Francisco Escobar.
  • O Picoense
    • Semanal, com a epígrafe «Folha Progressista», começou a ser publicado em São Roque do Pico em março de 1890. Tinha como diretor Manuel Emílio e administrador A. Leal Júnior. Em 1899, M. Emílio Herz era administrador e M. d'Oliveira Júnior editor. A redação e a administração funcionaram na rua de S. Francisco, Caes do Pico. Era impresso em tipografia própria, no n.º 6 daquela rua. Formato, inicialmente, 38,4 cm x 25,5 cm, em 26 de abril de 1891 entrou no segundo ano de publicação, retomando o número 1 e passando ao formato 45 cm x 32,7 cm, inicialmente 2 páginas, depois, geralmente 4, 4 colunas. A primeira página é, em geral, ocupada pelo editorial com o título genérico «S. Roque». Inclui artigos de opinião política, notícias do Pico e do Faial e publicidade. A segunda série, iniciada em 1904, tem como epígrafe «Folha Semanal». Tinha como editor e administrador Manuel d'Oliveira Júnior e tipografia e administração na rua do Poço, 6, Caes do Pico. Em 1912 era redator principal, editor e proprietário João Bento de Lima e a redação, a administração e a impressão estavam no n.º 3 da rua do Poço. Em 1918, era proprietário João Pereira Dutra e editor Emílio Linhares de Andrade. Funcionava no mesmo local. Em 1929, João Pereira Dutra era administrador e proprietário e Gustavo Goulart diretor, redator e editor. A epígrafe passa a «Semanário Republicano». Em 1931, João Pereira Dutra era diretor, redator e editor, e proprietário-administrador. Continuava no mesmo local. Formato variável, cerca de 41,5 cm x 28,5 cm, 4 páginas, 4 colunas, deixou de incluir o editorial «S. Roque» mas continuou a interessar-se pelas questões locais. A 3.ª série começou em 29 de dezembro de 1932. Era publicada semanalmente com a epígrafe «O jornal mais antigo do distrito». João Pereira Dutra era diretor, redator e editor, e proprietário-administrador. Tinha redação e administração no mesmo local das séries anteriores. Era impresso nas oficinas da Empreza de O Telégrafo, na Horta. Formato 41,5 cm x 29 cm, 4 páginas, 4 colunas, inclui um folhetim, noticiário de várias proveniências e publicidade. Deixou de ser publicado em 1933.
  • O Popular
    • Jornal que começou a ser publicado em 8 de março de 1890, no concelho de São Roque do Pico, mas dele saíram poucos números. Tinha como redator e proprietário Manuel Henrique Dias. Prometia advogar a sua política e as suas ideias, sem descer a excessos de linguagem que julgava impróprios da imprensa. Ligado ao Partido Regenerador.
  • O Futuro
    • Folha espírita. Publicação quinzenal era propriedade de Manuel F. Goulart que administrava. Tinha redação e edição de F. A. Ramos da Silveira. A redação e a administração funcionavam na Typographia do Futuro, rua de S. Francisco, 2, Caes do Pico, onde era impresso. Começou a publicar-se em junho de 1894. Formato 43 cm x 31,6 cm, 4 páginas, 4 colunas. Publicava artigos sobre temas religiosos e anúncios.

Por fim, apresenta-se o que foi escrito no primeiro número do editorial do jornal 'O Pico', em 1885, com o título "S. Roque do Pico" e assinado «A redacção» — palavras de quem decidiu dar do seu tempo em prol da sua terra e que também são válidas para a motivação subjacente ao blog 'Cais do Pico':
A ideia da criação de um periódico nesta vila que advogasse os interesses morais e materiais dela, assim como os da ilha em geral, sempre em nós predominou e hoje é posta em acção. E se bem que outras iguais já o fossem nesta localidade e de pouca dura, todavia não é isso motivo para nós, que nos achamos possuídos dos desejos ardentes de ser prestável a esta terra, não avançarmos este passo na vanguarda do progresso e da civilização, quanto mais vendo que ela, pelas suas actuais circunstâncias, bem merece tudo quanto em seu benefício se tratar.

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 945 do 'Jornal do Pico', de 17 de junho de 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!