segunda-feira, 11 de maio de 2020

9 candidaturas aprovadas no Pico para as 7 Maravilhas da Cultura Popular


Das muitas razões que explicam porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular. É a manutenção e a afirmação inequívoca da autenticidade portuguesa, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular

É desta forma que a organização das 7 Maravilhas de Portugal apresenta o seu mais recente projeto que está a decorrer, embora com alguns atrasos devido à pandemia de COVID-19.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas neste concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471.

Na ilha do Pico contam-se 9 candidaturas aprovadas, distribuídas da seguinte forma:

Concelho Nome Candidato Categoria
Lajes do Pico ARTESANATO BALEEIRO Artesanato
BANDAS FILARMÓNICAS DO CONCELHO DAS LAJES DO PICO Músicas e Danças
BOTE BALEEIRO Artefactos
ESPÍRITO SANTO Festas e Feiras
PROCISSÃO EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES Procissões e Romarias
REGATAS DE BOTES BALEEIROS Rituais e Costumes
SEMANA DOS BALEEIROS Festas e Feiras
Madalena CHAMARRITA DO PICO Músicas e Danças
FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO PICO Festas e Feiras

Com estas nomeações, a ilha montanha ocupa um lugar de destaque nos Açores, em particular por ser a ilha mais representada no concurso — 41% das 22 candidaturas aprovadas no arquipélago.

Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de junho, num programa em direto na RTP1, com atraso de 1 mês, em virtude dos constrangimentos causados pela COVID-19.

Nessa fase, o Painel de Especialistas, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e das 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

A 7 de junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia de COVID-19.

A lista completa dos nomeados pode ser encontrada neste link.

Haja saúde!


Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!