quarta-feira, 27 de maio de 2020

Retoma (parcial) do atendimento médico em proximidade às situações de doença aguda nas Lajes e em São Roque do Pico


[A Consulta Complementar foi suspensa com a reabertura parcial das urgências nas Lajes e em São Roque do Pico]

Recentemente foi retomada (parcialmente) a resposta em proximidade às situações de doença aguda da população dos concelhos das Lajes e de São Roque do Pico, através de Consulta Aberta/Complementar, garantida pelo médico de família ou outro que o substitua na sua indisponibilidade, com agendamento no próprio dia por marcação telefónica ou presencial.

Mais concretamente, este serviço está disponível nos dias úteis (de segunda a sexta), no horário das 09:00 às 19:00, e destina-se a problema de instalação súbita ou recente, isto é, que tenha surgido 2 a 3 dias antes do pedido de atendimento.

Os acidentes e as situações emergentes/urgentes ativadas por transporte em ambulância mantêm atendimento no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde Madalena (CSM) onde está sedeado o Laboratório e a TAC da Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP), com equipa médica e de enfermagem presente todos os dias durante 24h.

A Consulta Aberta/Complementar é para:
- dor;
- alergias;
- febre, diarreia aguda ou vómitos;
- traumatismos ou ferimentos ligeiros;
- problemas respiratórios, circulatórios, urinários, de pele, oculares;
- agravamento recente de doença crónica (diabetes, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crónica e insuficiência cardíaca) ou, de um modo geral, todos os quadros clínicos que não careçam no imediato de referência hospitalar ou realização de exames.

A Consulta Aberta/Complementar não é para:
- seguimento de doença crónica;
- renovar receituário crónico;
- solicitar ou apresentar resultados de exames auxiliares de diagnóstico, exceto se tiver sido informado que deve recorrer ao médico de família com urgência;
- procedimentos burocráticos: relatórios, declarações e atestados médicos, prorrogação de baixas, preenchimento de formulários, etc.

Antes de haver deslocação a um centro de saúde, deve-se privilegiar sempre o contacto telefónico com a Linha de Saúde Açores (LSA) 808 24 60 24 ou com o médico de família através dos contactos:

Centro de Saúde das Lajes do Pico – 292 679 400 ou 292 679 417
Centro de Saúde de São Roque do Pico – 292 648 070 ou 292 648 073
Centro de Saúde da Madalena – 292 240 570 ou 292 241 679

Haja saúde!

Post scriptum: A Consulta Complementar foi suspensa com a reabertura parcial das urgências nas Lajes e em São Roque do Pico.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!