sábado, 20 de março de 2021

Longitudinal — a estrada mais bonita de Portugal


A Estrada Regional N.º 3–2.ª da ilha do Pico, mais conhecida por ‘Longitudinal’, é uma estrada com cerca de 23km e que liga a vila da Madalena a outra famosa “estrada do mato”, a ‘Transversal’ (ER2–2.ª).

A estrada ‘Longitudinal’ tem uma série de particularidades que merecem ser destacadas. Em primeiro lugar, é nesta estrada que se encontra a maior reta dos Açores, e uma das maiores do país, com pouco mais de 9 km. Para se ter uma ideia de quão comprida é esta reta, note-se que ela é maior do que a largura de 4 ilhas açorianas, nomeadamente São Jorge, Santa Maria, Graciosa e Corvo, sendo que, para este último caso, a reta da ‘Longitudinal’ também é maior do que o comprimento da mais pequena ilha dos Açores.

Outra curiosidade relacionada com esta reta de 9 km é que ela corresponde exatamente à distância entre as ilhas do Pico e do Faial. Por outras palavras, se existisse uma ponte sobre o Canal Pico/Faial, ela teria o mesmo comprimento da reta da ‘Longitudinal’ — assim, dá para ter uma ideia de quanto tempo de carro seria necessário para ir do Pico ao Faial, ou vice-versa, isto caso algum dia alguém se lembre de efetivamente construir uma ponte…

Voltando a terra firme, a estrada ‘Longitudinal’ tem a sua maior implementação na zona do Planalto Central da ilha do Pico e, por esse facto, acaba sendo uma estrada que também é sinónimo de lazer para muitos.

Exemplificando, é através da ‘Longitudinal’ que as pessoas, nomeadamente os turistas, chegam à Lagoa do Capitão, uma paisagem que é um autêntico postal da ilha do Pico. Além disso, a esmagadora maioria das pessoas que pretendem chegar ao ponto mais alto de Portugal acaba utilizando a estrada ‘Longitudinal’.

No entanto, mais do que uma simples estrada que serve para ligar um ponto a outro, a ‘Longitudinal’ é ela própria uma atração turística. Com uma vista magnífica para a montanha do Pico e que se vai alterando ao longo do percurso, com uma sensação de deslumbramento constante, não é de estranhar que a estrada ‘Longitudinal’ faça parte da lista de Top 10 coisas a não perder na ilha do Pico

Porém, o que talvez muitos não saibam é que a estrada ‘Longitudinal’ não é apenas uma atração do Pico, ou mesmo dos Açores; a ‘Longitudinal’ foi considerada, por uma revista internacional, a estrada mais bonita de Portugal!

Assim, e como sugestão de passeio, estão todos convidados a percorrerem a estrada ‘Longitudinal’ em toda a sua extensão e, quem sabe, até poderão vir a observar alguma neve na montanha, algo bastante comum nos meses de inverno.

Por fim, chama-se apenas a atenção de que, à semelhança das restantes “estradas do mato” do Pico, existem por vezes uma espécie de "semáforos ambulantes", de várias cores, e que nos obrigam a parar a viatura — são as vacas, as quais por vezes ocupam a faixa de rodagem, mas que também isso conta para a magnífica experiência que é passear no meio da ilha montanha! 

1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!