domingo, 7 de junho de 2020

Urgências das Lajes e de São Roque do Pico reabriram parcialmente


A Unidade de Saúde de Ilha do Pico, no âmbito da retoma gradual na prestação de todos os níveis de cuidados à população dos três concelhos da ilha, reabriu recentemente o atendimento no Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos Centros de Saúde das Lajes e São Roque do Pico nos dias úteis da semana durante o período diurno e durante todo o mês de junho.

Esta retoma gradual foi decidida consensualmente após terem sido ouvidas as entidades idóneas na Saúde da Ilha envolvendo Delegações de Saúde, Direções Clínicas, Direções de Enfermagem e também os Presidentes dos três municípios, e resulta na retoma do atendimento assegurado entre as 08h e as 20h em todos os Centros de Saúde, exceto feriados e fins de semana.

O atendimento urgente ativado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) nesta fase continuará concentrado no Centro de Saúde da Madalena, com a presença contínua de dois médicos em período diurno e de um médico em período noturno, com o apoio de equipa de enfermagem.

No atendimento urgente dos três Centros de Saúde, os doentes serão submetidos a questionário prévio à entrada para deteção precoce e despiste de risco de infeção pelo novo coronavírus, devendo sempre contactar a Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 antes de se dirigirem à unidade de saúde.

A Unidade de Saúde de Ilha do Pico mantém atendimento nas Salas de Tratamento dos Centros de Saúde das Lajes e São Roque do Pico também em fins de semana e feriados entre as 08h e as 12h.

Por outro lado, foram suspensas a Consulta Complementar assegurada por médicos de família, as Linhas de Atendimento Médico e SOS Psicologia anteriormente disponibilizadas, cuja reativação pode surgir em qualquer momento face à evolução da pandemia na Região.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!