quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

O 5.º melhor vinho de Portugal em 2021 foi produzido no Pico


A Revista de Vinhos, publicação especializada de referência do setor vinícola, organizou recentemente a 25.ª edição dos "Melhores do Ano", um evento também conhecido como os “óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal.

Entre outras coisas, foram dados a conhecer os “30 Vinhos Excelência” de Portugal eleitos pelo Painel de Provas da Revista de Vinhos, que avaliou mais de 3.000 vinhos durante o ano de 2021. E é nesta lista exclusivíssima que se encontra o 'Czar' de 2013 (Lote II), o único vinho açoriano a ser galardoado com este prémio de excelência.

Para além da nota histórica e de enquadramento do vinho supramencionado [transcrição em anexo], a Revista de Vinhos indicou igualmente a pontuação que cada vinho por eles recomendado obteve. No que concerne ao 'Czar', este licoroso registou uns incríveis 19,5 pontos (em 20 possíveis), sendo apenas superado por outros quatro vinhos; por outras palavras, o 'Czar' de 2013 (Lote II) foi classificado como o 5.º melhor vinho produzido em Portugal em 2021.

Este é mais um exemplo de um produto premium originário do Pico, o que reforça o sentimento de que o que se faz e produz na ilha montanha é de excelência.

Haja saúde!


CZAR SECO (LOTE II) 2013
FORTUNATO GARCIA . AÇORES (PICO)

Em São Roque do Pico reside um pedaço único do mundo dos vinhos licorosos, feito a partir da recuperação das vinhas e variedades há muito adaptadas ao Pico.

Um dos maiores legados de Duarte Garcia foi não ter ido pelo caminho “mais fácil” de fortificar os seus vinhos ao estilo dos outros famosos vinhos de Portugal, mas de ater-se às antigas tradições de vindimar as uvas no ápice do seu amadurecimento, logrando altíssimos teores alcoólicos por via direta de uma lenta e fatigante fermentação. O filho, Fortunato, herdou a paixão e do pai ao assumir o papel de curador de uma tradição plurissecular. Os vinhos saem dos 3,5 hectares na Criação Velha, com fermentação espontânea, não aguardentação, e cada vez mais longo estágio nas barricas usadas. O segundo lote de 863 garrafas do ano de 2013 chega ao mercado agora, complexado com o aporte de uma barrica de Czar 1999. Apresenta fascinante âmbar brilhante. Manga, damasco, fisális e medronho. Notas mais “savoury”, de ervas de vermute e de verniz em madeira velha contrastam com o doce do mel de incenso. Seco. O “sotolon” com maple syrup, feno-grego e caril está em várias camadas do olfato e do aroma-de-boca.

Produtor: Fortunato Garcia Enólogo: Fortunato Garcia
Açores (Pico) / Licoroso / 490,00€



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!