segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Você decidiu: haverá Bicicletas Elétricas Públicas Inteligentes na ilha do Pico!


Graças à votação dos cidadãos, a proposta "Bicicletas Elétricas Públicas Inteligentes na ilha do Pico", inserida na área temática do Ambiente, foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo dos Açores 2021.

Assim, a ilha montanha irá ficar dotada de smart bikes, i.e., bicicletas partilhadas eletricamente assistidas, as quais também disponhem, por exemplo, de acelerómetros, giroscópios, sensores de cadência ou de binário, de forma a detetar a velocidade de circulação, quanta força está a ser aplicada nos pedais ou a energia despendida, entre outros. Paralelamente, serão instaladas, em pontos distintos da ilha, docas de carregamento para as bicicletas supramencionadas.

Este é um investimento estimado em 84 mil euros [o terceiro maior valor a nível Açores das propostas vencedoras de âmbito ilha], o qual irá permitir conciliar uma forma ecológica de lazer e de exercício físico, promovendo igualmente a mobilidade sem recurso a combustíveis fósseis. Com uma execução em 12 meses, espera-se então que no próximo ano de 2023 já se possa usar estas bicicletas no Pico.

Por fim, quero agradecer a todos aqueles que votaram nesta proposta e que deram a conhecer a mesma; a minha ideia não ficou em casa e vai, em breve, andar a pedalar pela ilha montanha!

Haja saúde!

Post scriptum: Link para acompanhar a evolução deste projeto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!