segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Pico representado ao mais alto nível na Ordem dos Farmacêuticos


As eleições na Ordem dos Farmacêuticos para o triénio 2022-2024 tiveram lugar no início deste mês de fevereiro de 2022, ato eleitoral no qual participaram 5.976 farmacêuticos (42% dos eleitores), a grande maioria dos quais por via eletrónica (96%).

Na lista vencedora ao Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos, a qual obteve 60% dos votos, figura como vogal o nome de Maria Isabel Ponte Fernandes, a Diretora Técnica do Laboratório de Análises Clínicas da Unidade de Saúde da ilha do Pico.

Este é um motivo de orgulho para o Pico, em particular, e para os Açores, em geral, pois ficam agora representados ao mais alto nível na Ordem dos Farmacêuticos. Isabel Fernandes torna-se agora uma porta-voz privilegiada das vicissitudes por que passam os analistas clínicos em zonas remotas e distantes, quer de centros urbanos, quer de hospitais, podendo contribuir, diretamente a partir da ilha montanha (a terra que adotou como sua há largos anos), de uma forma muito mais próxima e incisiva junto dos centros de decisão — como seja, por exemplo, o Ministério da Saúde — para que pessoas como os picarotos possam ter mais e melhores condições no que respeita às análises clínicas. Por outro lado, Isabel Fernandes torna-se mais um exemplo de que não é preciso estar fisicamente nos grandes centros urbanos para poder integrar órgãos decisores e influenciadores a nível nacional, o que também é demonstrativo da qualidade das gentes do Pico.

Nota final para o facto de a delegada nos Açores desta Ordem ser agora Juliana Matos, uma picarota que é Farmacêutica Hospitalar do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Haja saúde!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!