quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Parlamento dos Açores aprova criação do Instituto da Vinha e do Vinho


O parlamento dos Açores aprovou neste período legislativo de fevereiro de 2022, por unanimidade, a criação do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores (IVVA), apresentada pelo Governo tendo em vista a “moderna e ajustada estruturação” do setor.

Na reunião plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), que está a decorrer na cidade da Horta, ilha do Faial, o secretário regional da Agricultura, António Ventura, esclareceu que o instituto público regional pretende ser uma “iniciativa estruturante na definição e planeamento” da vitivinicultura no arquipélago, com três Regiões Demarcadas (Pico, Graciosa e Biscoitos).

António Ventura explicou estar em causa uma “alteração jurídica para operacionalização de políticas para o setor”, ao mesmo tempo que racionaliza os meios, “eliminando algumas duplicações”.

O governante destacou que este é um “setor prestigiantes para os Açores, quer como produto, quer como destino turístico”.

“Já não é possível não haver IVVA”, frisou, explicando que o Laboratório de Enologia vai ser integrado na nova estrutura.

De acordo com o secretário, o vinho é uma “nova fileira” que pode ajudar a tirar os Açores das dificuldades em que se encontram ao nível do “despovoamento e falta de fixação de jovens”.

“Seremos, com o IVVA, uma referência internacional porque temos dos melhores vinhos do mundo produzidos nos Açores”, vincou.

O deputado Marco Costa, do PSD, saudou a aposta do Governo na vitivinicultura e a instalação do IVVA na ilha do Pico.

“Não restam dúvidas de que todas as ilhas contam. Ficará instalado na ilha do Pico e estará ao serviço de todos os viticultores”, afirmou, referindo que o IVVA vai concentrar serviços até agora “distribuídos por, pelo menos, quatro organismos regionais”.

Gustavo Alves, do PPM, elogiou o novo instituto “para congregar uma série de elementos e elevar o setor a um novo patamar”.

Mário Tomé, deputado do PS, considerou estar em causa um “momento muito importante para o setor vitivinícola dos Açores”, lembrando o “longo caminho que foi necessário percorrer e se iniciou com o anterior Governo Regional [socialista]”.

O deputado único do Chega, José Pacheco, defendeu a necessidade de “aposta nos produtos regionais, pela qualidade”.

“Temos de apostar na promoção. Fazer um trabalho mais bem feito em prol do setor do vinho e combater as linhas brancas”, disse.

Nuno Barata, da Iniciativa Liberal (IL), considerou que o setor “não deixa ainda de ser incipiente no contexto agrorrural açoriano”, embora tenha conquistado “relevo e notoriedade nos últimos anos”.

“Não é do espírito da IL a criação de mais institutos públicos, ainda mais sendo um setor tão incipiente. Mas não queremos ser desmancha prazeres, aprovaremos na generalidade, e apresentamos propostas de alteração”, explicou.

Para Rui Martins, do CDS-PP, o instituto “irá certamente trazer muita qualidade à produção de vinho e bebidas espirituosas”, permitindo ainda “clarificar uma certa confusão nos procedimentos”.

António Lima, do BE, considerou esclarecidas as dúvidas relativamente a uma eventual duplicação de estruturas.

Carlos Furtado, deputado independente, defendeu que o IVVA se “deve limitar a funções mínimas”, pois “não deve o Estado estar onde não deve”.

[Fonte: LUSA]

Nota final para o facto de a criação do Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores representar igualmente um momento histórico: pela primeira vez não só a ilha montanha terá a sede de um instituto da Administração Pública Regional, mas também este instituto será o único que estará localizado fora das ilhas onde se situavam as antigas capitais de distrito (São Miguel, Terceira e Faial). Por outras palavras, a ilha do Pico passará, assim, a ser um centro de decisão regional, neste caso no âmbito da vitivinicultura, o que também contribui para um desenvolvimento mais harmonioso dos Açores.

Haja saúde!

Post scriptum: Decreto Legislativo Regional n.º 6/2022/A de 22 de março de 2022 — Cria o Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores, IPRA.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!