terça-feira, 19 de abril de 2022

Portal dos Transportes dos Açores


O Governo Regional lançou recentemente o Portal dos Transportes dos Açores, uma plataforma online que reúne toda a oferta de mobilidade de/para/no arquipélago, seja via aérea, marítima e terrestre, de forma a “facilitar o acesso à informação”.

Em particular, este portal [que teve um investimento de cerca de 80 mil euros] disponibiliza as opções de deslocação por terra, por mar e por ar (interilhas e do exterior para o arquipélago), combinando informação que se encontrava dispersa por vários operadores.

Segundo o titular da pasta dos Transportes, “esta plataforma tem como objetivo dar uma imagem de integração daquilo que está disponível, para que de forma rápida e de forma fácil, cada um tomar as suas decisões e minimizar constrangimentos de circulação”, sendo ainda destacado que a plataforma vai dar “maior expressão à intermodalidade dos transportes nos Açores” e permitir “monitorizar” a “eficácia” dos “serviços de transportes” na Região.

“Introduzir aqui na equação os transportes públicos terrestres de uma forma ajustada aos nossos dias vem contribuir, não só para a contenção da expansão do consumo de meios energéticos dos combustíveis tradicionais, mas também para a minimização dos afluxos excessivos nos pontos turísticos mais conhecidos”, advogou o governante.

Na apresentação, o responsável pela empresa que desenvolveu o site revelou que existiu a “preocupação” de “não direcionar os utilizadores” do portal para uma determinada operação; “quisemos uma plataforma que não tivesse cariz comercial, mas informativo”, apontou.

Foi também revelado que o maior “desafio” do portal foi a integração dos transportes terrestres, uma vez que foi preciso “transformar a informação” que se encontrava em documentos escritos, lembrando que existem 10 operadores, 2.303 paragens e 131 rotas de autocarros nos Açores.

Está “previsto” a plataforma incluir, no “futuro”, informações relativas às operações de navios mercantes, ao “estado do voo das várias companhias” que operam para os Açores, bem como “outras estatísticas relevantes”.

A plataforma está disponível como aplicação para o telemóvel e no seguinte endereço: www.transportes.azores.gov.pt

[Fonte: Açores9]

Uma nota final para constatar uma curiosidade/evidência: desde 2014 que existe este blog 'Cais do Pico', o qual [sem qualquer tipo de investimento público] disponibiliza desde a sua fundação (e mantém constantemente atualizada) toda a oferta de mobilidade de/para/na ilha do Pico, nomeadamente através dos separadores "Barcos", "Aviões" e "Autocarros"; por outras palavras, há mais de oito anos que este blog inclui as informações atuais (e também as futuras!) do site supramencionado no que respeita à ilha montanha, pelo que o 'Cais do Pico' — www.caisdopico.pt — pode ser considerado, de certa forma, como o 'Portal dos Transportes do Pico'!

Haja saúde!

1 comentário:

  1. Mas está gente desconhece o "Cais do Pico", verdadeiro servico público?
    Abram os olhos, senhores!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!