sábado, 30 de abril de 2022

(Afinal) Pico terá uma Bandeira Azul em 2022


Pela primeira vez, o Núcleo de Recreio Náutico das Lajes do Pico integra o programa Bandeira Azul, o que significa que em 2022 este símbolo de garantia de qualidade também está presente na ilha montanha.

Sob o lema "Recuperação de Ecossistemas", os promotores do Programa Bandeira Azul de Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo são, novamente (à semelhança do ano passado), desafiados a olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver atividades nesse sentido. Por outro lado, também são incentivados a juntar-se e apoiar os que já estão em curso, uma vez que qualquer trabalho beneficia se conseguir o maior número de parceiros possível.

Recorde-se que a Bandeira Azul é uma distinção atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

No caso dos Portos de Recreio e Marinas que se candidatam ao galardão [a categoria onde se insere o Núcleo de Recreio Náutico das Lajes do Pico], estes têm que obedecer a critérios específicos, os quais estão divididos em 6 grupos: Educação e Informação Ambiental; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; Qualidade da Água; Responsabilidade Social; Envolvimento Comunitário.

Uma nota final para referir que, ao contrário do que tem sido habitual ao longo dos últimos anos, nenhuma zona balnear do Pico [i.e., da categoria Praia] terá Bandeira Azul em 2022; dito de outra forma, o galardão atribuído este ano ao Núcleo de Recreio Náutico das Lajes do Pico salva, de certa forma, a honra da ilha montanha, pois o Pico manter-se-á, de certo modo, mencionado nos guias de verão que indicam onde se pode usufruir de belos banhos — valendo igualmente a pena recordar que o Pico é a ilha com mais Zonas Balneares Oficiais nos Açores em 2022.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!