sábado, 23 de abril de 2022

Pico recebe Encontro Fora da Caixa - Açores


No dia 26 de abril de 2022 [terça-feira], pelas 14H30 (hora dos Açores) [15H30 (hora do Continente e Madeira)] realiza-se nos Açores mais um Encontro Fora da Caixa, mais precisamente no Auditório da Madalena, na ilha do Pico, que terá como anfitrião Manuel Carvalho, Diretor do jornal 'Público'.

Será mais uma conferência em que se irão debater grandes temas da atualidade económica e financeira, enquadrados na realidade desta região insular, a qual envolve inúmeros desafios nas diversas áreas de atividade: desde agropecuária às pescas, do ambiente ao turismo, passando pela ciência e investigação, que impactam a vida das populações e o potencial das diversas ilhas do arquipélago, em contexto regional, nacional e europeu.

A conjuntura económica, o recente conflito em território europeu e o atual enquadramento e evolução geodinâmica dos Açores serão abordados por um amplo leque de oradores que, nas suas áreas de intervenção, transformaram adversidades em êxitos.

A abertura da conferência, subordinada ao tema “Açores os Desafios do Atlântico”, é assegurada pelo Presidente da Comissão Executiva da Caixa, Paulo Moita de Macedo, seguindo-se uma entrevista a José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.

Pedro Abrunhosa encerrará a conferência com uma conversa inspiradora onde a música estará também presente.

Os Encontros Fora da Caixa, presididos pela Comissão Executiva da Caixa, realizam-se desde março de 2017 e têm levado, a todos os distritos de Portugal, temáticas de interesse nacional e relevância regional, permitindo a discussão de desafios, oportunidades e casos de sucesso.

O Encontro será transmitido em streaming em direto no Facebook, Linkedin e no site da Caixa Geral de Depósitos, podendo igualmente ser companhado em anexo.

O Programa detalhado do Encontro também se apresenta em anexo.

[Fonte: CGD]

Nota final para salientar que a realização deste evento na ilha montanha é não só uma honra, mas também o reconhecimento da importância do Pico e da sociedade picarota no contexto açoriano: há algumas décadas seria inimaginável que uma conferência deste calibre, que reune (entre outros) o presidente do banco público, o diretor de um jornal de referência nacional e o presidente do Governo Regional, tivesse lugar numa ilha açoriana que não naquelas que albergavam as antigas capitais de distrito; ao longo dos últimos anos, o Pico tem vindo a se afirmar paulatinamente como uma ilha que já não pode ser esquecida por aqueles que tomam decisões, sendo este tipo de encontros um exemplo visível do mérito e do valor crescentes da ilha montanha.

Haja saúde!

Post scriptum: Artigo relacionado do 'Público' intitulado "A ilha montanha sabe para onde quer ir: “Não há América melhor do que o Pico”".



PROGRAMA

26 ABRIL | AUDITÓRIO DA MADALENA | ILHA DO PICO

14H30 AÇORES
15H30 CONTINENTE E MADEIRA

Host | Moderador – Manuel Carvalho | Diretor do Público

14h30 Abertura
Paulo Moita de Macedo | Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos

15h00 “Açores: Periferia da Europa ou Centro do Mundo Transatlântico?”
José Manuel Bolieiro | Presidente do Governo Regional dos Açores
Entrevista por Manuel Carvalho

15h30 Painel “Realidade sísmica e vulcanológica dos Açores – evolução e medidas de resposta” Manuel Carvalho | Moderador
João Azevedo | Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES)
João Luís Gaspar | Coordenador do Gabinete de Crise do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e Reitor da Universidade dos Açores
Rui Marques | Presidente da Direção do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR)

16h10 Painel “As possibilidades de uma Economia Exótica”
Manuel Carvalho | Moderador
Benedita Branco | Sócia da Lava Homes
Losménio Goulart | Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola da Ilha do Pico Roberto Lino | Sócio da AzoresX
José João Guilherme | Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos

17h00 Pedro Abrunhosa à Conversa com
Tiago Pitta e Cunha (Prémio Pessoa 2021)
No princípio era... o Mar.

1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!