quinta-feira, 28 de abril de 2022

Uma revista com miopia


Estamos em 2022, em plena "Era Digital", onde a comunicação da informação é de tal forma rápida que tudo parece estar à distância de um clique e disponível em poucos segundos. E se a boa informação se dissemina rapidamente, o mesmo também se aplica às necedades.

Vem isto a propósito de um artigo recentemente publicado numa revista nacional de referência, artigo esse que tem vista curta; intitulado "São jovens e têm cursos superiores. Os novos pastores da Estrela", o respetivo lide refere o seguinte:
Formaram-se em Biologia, Engenharia Florestal, Zootécnica, Agrária ou Informática. Têm entre 30 e 40 anos e largaram tudo para andar com as ovelhas de raça bordaleira pelos pastos da montanha mais alta do País. O que os move, afinal?
Perguntam, então, os leitores informados, que sabem muito bem onde fica o ponto mais alto de Portugal: haverá pastores e ovelhas bordaleiras na montanha do Pico? Ah, esperem, o artigo refere-se à Serra da Estrela, o segundo ponto mais alto do País.

Há claramente aqui uma grande lacuna de conhecimento geográfico, pese embora a justificação não seja óbvia: as respetivas autoras ou não sabem que o Pico é a montanha mais alta de Portugal, ou não sabem que a menção a "País" inclui também as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e não apenas Portugal Continental.

Em qualquer caso, estamos perante mais uma nescidade - sem necessidade - indesculpável nos dias que correm, a qual contribui para que se perpetue a noção (nomeadamente para os leitores menos informados) de que a montanha mais alta do País pode não ser o Pico.

Por fim, e para que não restem dúvidas, chama-se a atenção para a imagem que acompanha este post, a qual foi baseada numa existente no site 'RTP Ensina' e que pretende informar as crianças dos "pontos mais altos de Portugal"; citando o site supramencionado, pode ler-se o seguinte:
Ordenadas as serras e as montanhas por altitude, é este o retrato que fazemos aos pontos mais altos de Portugal. Nos primeiros lugares estão elevações acima dos 1860 metros. Sabes dizer quais são? Vê esta infografia com atenção e terás a resposta certa.
Dito de outra forma, basta ter uma boa Visão [e não uma revista com miopia] para saber que o Pico é a montanha mais alta do País!

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!