sexta-feira, 8 de abril de 2022

"Corrida pela Paz" — Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz


Os Açores vão assinalar o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, no próximo dia 9 de abril, sábado, às 16h00, à semelhança do que está marcado a nível nacional no âmbito das atividades do Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ.

O Desporto ajuda a promover a igualdade, justiça, inclusão e perseverança, atravessando fronteiras e desafiando estereótipos, ao mesmo tempo que ajuda a ultrapassar tempos de crise como a que o mundo atravessou com a pandemia da Covid-19.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU) o Desporto tem o poder de mudar o mundo. É um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para fortalecer laços sociais e promover o desenvolvimento sustentável, a paz, a solidariedade e o respeito. A ONU considera inclusivamente que o Desporto pode ajudar no processo de recuperação da pandemia e no esforço para reconstruir um mundo mais equitativo e resiliente.

É neste sentido também que a Região se une de igual forma à “Corrida da Paz”, por reconhecer a importância da atividade física na vida das comunidades e das pessoas ao mesmo tempo que valoriza o desporto como veículo de comunicação capaz de projetar e ampliar mensagens universais como o apelo à Paz.

Assim, o Serviço de Desporto da ilha do Pico convida todos a fazer parte integrante da mudança, da reflexão e da dinâmica social que se quer cada vez mais ativa em nome do bem comum. Nesse âmbito, haverá uma caminhada / corrida / passeio de bicicleta, com início pelas 16h00 junto às Piscinas Naturais da Criação Velha

Juntando-se aos seus e aos outros para levar a cabo uma ação que vai acontecer no mesmo dia e à mesma hora em todas as ilhas dos Açores.

Mais informação sobre a “Corrida da Paz” nos Açores podem ser encontradas através do link https://portal.azores.gov.pt/web/drd/corrida-da-paz .

Para as pessoas que participarão neste movimento pela Paz, solicita-se que vistam uma t-shirt branca e que confirmem previamente a participação através do seguinte formulário online: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=GHerFHE-GUCJClTtm5L5iqvIemqSDIxGm9RWP96FPxVUM0dGUUtCQzJaVEtKNUxRQTlBMkQ1SjdXRy4u

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!