sexta-feira, 1 de abril de 2022

Solução para a praga de ratos que está a invadir o Pico


Uma praga de ratos está a invadir a ilha do Pico, sendo que os roedores estão a causar enormes prejuízos nas produções, nomeadamente nas agrícolas e florestais, mas também nos silos e até nas próprias habitações. A par dos prejuízos para os produtores e proprietários, também existe o risco de a população poder vir a ser contaminada, sabendo-se que a leptospirose já provocou, por mais de uma vez, vítimas nos Açores.

Considerando que os produtores e proprietários não têm meios financeiros nem capacidade técnica que lhes permitam proceder a uma desratização geral eficaz, a qual, aliás, pela sua natureza de interesse coletivo só pode e deve ser promovida pelos poderes públicos, as autoridades competentes estão em vias de implementar uma solução inovadora nos próximos dias para, de uma vez por todas, resolver este problema.

Mais concretamente, o plano passa por introduzir uma grande quantidade de gatos da raça Aoshima, a qual é vocacionada para a exterminação de ratos em ilhas e com provas dadas na matéria.

Apesar de este ser um projeto pioneiro na região, não o é no mundo, onde inúmeros exemplos de sucesso têm deixado os respetivos residentes de olhos em bico, bem como também já se tornaram em atrações turísticas.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!