segunda-feira, 28 de março de 2022

Escala do Presidente da República no Pico [vídeo]


No dia de ontem, domingo, 27 de março de 2022, Marcelo Rebelo de Sousa efetuou uma visita oficial relâmpago a São Jorge, tendo como objetivo se inteirar do estado atual da crise sismovulcânica nesta ilha.

A permanência no arquipélago açoriano por parte do Presidente da República foi de cerca de quatro horas e meia, tendo o chefe de Estado utilizado o Aeroporto da ilha do Pico como porta de entrada e de saída nos Açores.

Mais concretamente, Marcelo Rebelo de Sousa chegou num Falcon 50 da Força Aérea à ilha montanha por volta das 15:00 (proveniente de Beja), onde um helicóptero EH-101 também das Forças Armadas o aguardava; seguidamente, no espaço de pouco mais de um minuto, o Presidente da República trocou então de aeronave e, pouco tempo depois, o helicóptero levantou voo rumo ao aeroporto jorgense. Processo inverso teve lugar ao final da tarde, por volta das 19:30, com o Falcon a regressar ao continente português (neste caso a Lisboa).

Em anexo encontra-se um registo audiovisual desta escala de Marcelo Rebelo de Sousa no Pico aquando da entrada na Região Autónoma dos Açores (uma escala que durou menos de 9 minutos), onde também é possível observar a presença de outra aeronave militar — um C-295 — a qual efetuou concomitantemente uma evacuação médica a partir da ilha montanha (uma operação que durou menos de 20 minutos entre a chegada e a partida da aeronave).

Por fim, vale a pena salientar alguns factos associados a esta escala: não só ficou demonstrado, mais uma vez, a importância da infraestrutura aeroportuária do Pico no contexto do Triângulo, mas também, e pela primeira vez, um chefe de Estado da República Portuguesa veio aos Açores oficialmente e não esteve numa das antigas capitais de distrito, o que é verdadeiramente um marco histórico.

Haja saúde!











Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!