quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Balanço do ano de 2025


Termina hoje mais um ano civil e, por essa razão, cumpre-se a tradição ininterrupta (com mais de uma década) desde a fundação do blog "Cais do Pico": fazer um balanço anual (neste caso a décima segunda edição) do que se passou neste blog, com especial atenção para os 53 posts anteriormente publicados durante o ano de 2025.

Antes de mais, quero agradecer aos arraigados seguidores deste blog, pois só faz sentido escrever artigos e atualizar páginas se existir alguém desse lado que os queira ler. Recordo que 2025 (à semelhança dos dois anos anteriores) foi marcado por uma atividade bem menos intensa neste blog do que aquela que teve lugar há alguns anos, isto devido à nomeação para um alto cargo público em julho de 2022, renovada em abril de 2024, o que fez diminuir enormemente o meu tempo livre nos últimos três anos e meio. Todavia, pensar em escrever sobre um pouco de tudo relacionado com a ilha montanha, sendo dado destaque à zona do Cais do Pico, à vila e ao concelho de São Roque do Pico, faz com que surja logo a vontade de, entre o meio de outros afazeres, empregar algum tempo, esforço e dedicação para vos continuar a trazer continua e ininterruptamente aquilo que está subjacente à criação desde blog — em particular, o maior interessado na divulgação contínua feita pelo blog "Cais do Pico" sou eu, daí que é com enorme felicidade e sentimento de dever cumprido que, após mais uma ano, o mesmo continua em atividade, estando permanentemente atualizado — e isso pode ser comprovado por respostas dadas a comentários neste blog, a mensagens para o seu e-mail (mail@caisdopico.pt) e a contactos via Facebook (facebook.com/blogcaisdopico), Instagram (instagram.com/blogcaisdopico) ou X [ex-Twitter] (twitter.com/blogcaisdopico).

Aliás, fazendo uso das estatísticas (e não, hoje não são as oficiais do dia-a-dia profissional :p), é simplesmente extraordinária a conclusão que se extrai quando se analisa este ano aparentemente calmo: foi precisamente no dia de ontem (30 de dezembro de 2025) que este blog superou a marca das 4.000.000 visualizações, ou seja, quatro milhões de visitas! Mais ainda, foram registadas 602 mil visualizações só neste ano, um recorde anual de visitas, ao qual corresponde uma média superior a 50 mil visualizações por cada mês de 2025!

Esta é, indubitavelmente, a maior prova de que manter permanentemente atualizados, num trabalho quase invisível mas muito exigente, os separadores "Barcos", "Aviões" e "Autocarros" — separadores estes cuja informação representa uma enorme responsabilidade para a sociedade e que são não apenas a razão de existência deste blog, mas também uma das suas principais imagens de marca — é altamente reconhecido através do elevadíssimo número de consultas feitas ao "Cais do Pico"; por outras palavras, o blog está vivo e recomenda-se!

Assim, os mais de 3.500 seguidores registados no Facebook, Instagram ou Twitter (64%, 35% e 1% do total, respetivamente), bem como os registados por e-mail (consultem a barra lateral direita ou o final da página deste blog para aderir, consoante estejam a visualizar num computador ou num telemóvel, respetivamente), contaram — e conto que continuem a contar — com um blog permanentemente atualizado, nomeadamente cumprindo a missão de ser um portal onde se pode encontrar os horários dos barcos, aviões e autocarros que servem a ilha montanha, além de algumas informações úteis e curiosidades sobre o Pico — portal este disponível na web em caisdopico.pt e nas redes sociais em @blogcaisdopico.

Continuando com um novo hábito iniciado há exatamente dois anos, neste décimo segundo "ano de vida" do blog "Cais do Pico" vou simbolicamente voltar destacar um e um só post aqui publicado (no início de julho): "6.º voo Lisboa/Pico tem início esta sexta-feira" — este post representa não só (mais uma) demonstração de como "o Pico está na moda!", mas também de como devemos sempre sonhar em altos (e muitos) voos, e o picaroto pode e merece: se no ano de fundação deste blog (2014) havia, durante o verão, dois voos semanais entre a capital portuguesa e a ilha montanha, enquanto no inverno era só um (e com escala na Terceira), a verdade é que a chegada ao sexto voo semanal deve-se à labuta, perseverança e tenacidade das gentes do Pico, algo que também está no ADN deste blog.

Mesmo antes de terminar, gostaria de (voltar a) desafiar os leitores deste blog a consultarem o separador "Sabia que..." e a verificarem se já tinham conhecimento das curiosidades lá apresentadas, pois eu próprio desconhecia inicialmente a maioria delas! Além disso, tomo a liberdade de partilhar, em destaque diferente, imagem que tem acompanhado os momentos festivos deste blog, elevada desta vez a "imagem do ano" em jeito de agradecimento a todos os visitantes do "Cais do Pico", especialmente àqueles que o seguem fielmente e a todas as pessoas que têm ajudado a divulgar o mesmo, pela marca das quatro milhões de visualizações, por estarem sempre aí desse lado e pelas palavras de apreço e apoio contínuo ao longo dos anos que me têm transmitido pessoalmente — obrigado!

Finalmente, e concluindo este longo post, quero desejar a todos um Feliz Ano Novo de 2026, com muita saúde e boa disposição!

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!