terça-feira, 8 de março de 2022

A Mulher do Pico e a sua vida na Cofaco em 1974


Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Como forma de homenagem a todas as picarotas, à sua força, perseverança e exemplo, apresenta-se em anexo um registo audiovisual preciosíssimo que contém o relato (gravado em 1974) de três mulheres do Pico sobre a sua vida na (já encerrada) Cofaco do Pico.

Mais concretamente, e fruto de um programa dedicado à condição feminina no Arquipélago dos Açores no pós 25 de abril de 1974, a RTP veio à ilha montanha procurar saber mais sobre a relação da mulher com o mundo do trabalho e a vida familiar, e o seu acesso à educação, informação e cultura.

No vídeo em anexo, a partir do minuto 18:00, a reportagem foca-se nesta fábrica de conservas da ilha montanha, visando em particular entrevistas a trabalhadoras e à encarregada de produção, abordando assuntos como laboração fabril, carga horária, vencimento das trabalhadoras, aumento salarial, a importância do movimento sindical, e a condição social e económica das mulheres.

Os testemunhos são magníficos, verdadeiros pedaços de história que nos fazem perceber melhor pelo que passaram muitas picarotas: há a rapariga de 15 anos que estuda noutra ilha e que trabalha na fábrica durante o verão para poder pagar os estudos; há a senhora de 61 anos que, passado mais de 20 anos, ainda trabalha nesta unidade fabril pelo enorme amor e amizade que tem pela mesma; e há a encarregada, uma mulher de 38 anos que não tem razões de queixa das funcionárias e que, se fosse mais nova, iria estudar mais.

Eis assim alguns exemplos do que foi e é ser uma Mulher do Pico!

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!