sábado, 19 de março de 2022

Exposição "Cardeal D. José da Costa Nunes – 100º Aniversário de Ordenação Episcopal"


O Museu do Pico irá inaugurar a 22 de março (terça-feira), no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, uma exposição evocativa em memória dos cem anos da ordenação episcopal de D. José da Costa Nunes (1880-1976), Bispo de Macau, Arcebispo de Goa e Damão, Patriarca das Índias Orientais, vice-Camarlengo da Santa Sé e Cardeal da Cúria Romana, no dia em que se completam os 60 anos em que o Papa João XXIII lhe impôs o barrete cardinalício.

Desta iniciativa, articulada com a ouvidoria do Pico, ilha onde nasceu o Cardeal Costa Nunes, a ouvidoria da Horta, cuja Igreja Matriz acolheu a ordenação episcopal em 20 de novembro de 1921 e o Museu de Arte Sacra da Horta, local onde a exposição anteriormente esteve patente, decorrerá igualmente uma conferência alusiva a esta figura eclesiástica, da responsabilidade da Doutora Susana Goulart Costa.

Esta mostra apresenta objetos pessoais do primeiro Cardeal açoriano, que se encontram à guarda das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, na freguesia da Candelária, ilha do Pico.

Para o Museu do Pico, este evento será um momento para relembrar e comemorar a vida de um açoriano que, partindo da pacatez da Candelária do Pico, rumo ao oriente, ascendeu a um dos mais altos cargos hierárquicos no seio da Igreja Católica, tendo privado de perto com os Pontífices do seu tempo.

D. José da Costa Nunes foi eleito Bispo de Macau em dezembro de 1920, diocese que então incluía o território timorense, Singapura e Malaca, tendo a ordenação episcopal decorrido a 20 de novembro de 1921 na igreja Matriz da Horta. Em dezembro de 1940, foi nomeado pelo Papa Pio XII para o lugar de arcebispo de Goa e Damão e titular de Cranganor, primaz do Oriente, com o título de Patriarca das Índias Orientais. A 16 de dezembro de 1953 foi oficializada a sua renúncia ao cargo de arcebispo de Goa e Damão, tendo Pio XII nomeado o prelado português como vice-carmelengo da Santa Sé, na Cúria Romana. D. José da Costa Nunes foi nomeado Cardeal por João XXIII a 19 de março de 1962, aos 82 anos de idade, impondo-lhe o barrete cardinalício a 22 de março daquele mesmo ano. Veio a falecer em Roma, no dia 29 de novembro de 1976.

A sessão terá o seu início pelas 20:30h, sendo a entrada gratuita. Chamamos a atenção para o uso obrigatório de máscara. A exposição estará patente ao público até o dia 29 de maio, inclusive, podendo ser visitada no horário regular do museu.

[Fonte: CulturAçores]

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!