sexta-feira, 25 de março de 2022

Solidariedade na crise sismovulcânica de São Jorge


No passado dia 19 de março de 2022, pelas 16:05, teve início uma crise sísmica na ilha de São Jorge. Pelo facto de esta crise se situar no denominado Sistema Vulcânico Fissural das Manadas (mais propriamente entre a Fajã do Ouvidor e a Vila das Velas), a mesma passou a se designar por crise sismovulcânica, devendo ser considerados todos os cenários, incluindo um sismo de maior magnitude ou uma possível erupção.

Com o evoluir do tempo e com os dados recolhidos nesta crise (com elevada atividade sísmica, embora com magnitudes relativamente baixas), os especialistas elevaram, na tarde do dia 23 de março, o nível de alerta vulcânico para V4 [numa escala que vai até V5], isto por considerarem que houve uma reativação do sistema vulcânico. Paralelamente, nesse mesmo dia foi ativado o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores.

Apesar de ninguém poder prever o futuro, é de salutar as medidas tomadas tendo em vista o pior cenário, mas esperando o melhor. Nesse sentido, serve esta publicação para dar destaque a algumas medidas tomadas por várias partes, em especial à solidariedade pública demonstrada para com os jorgenses.

Começando pela ilha montanha, a eterna irmã mais próxima de São Jorge, foi criado o grupo de Facebook "Acolhimento no Pico - São Jorge", o qual pretende ser uma ponte entre quem deseja prestar auxílio e quem precisa de ajuda — aliás, esta iniciativa foi destacada a nível regional como um grande exemplo de unidade e solidariedade e um orgulho enorme para a alma açoriana.

Por outro lado, a transportadora marítima de passageiros Atlânticoline está a disponibilizar viagens extraordinárias entre as ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), bem como flexibilizou o transporte de animais, i.e., durante este período é permitido o embarque de animais de estimação sem caixa de transporte.

Toda a atividade sísmica pode ser acompanhada nos sites do CIVISA e do IPMA.

Mais uma vez, aos nossos irmãos jorgenses que se preparam para uma evacuação (tendo uma mochila pronta, com roupa, água, bolachas e medicamentos), votos de que tudo isto seja apenas excesso de prudência e nada mais.

Haja saúde!

Post scriptum: Câmaras Municipal de São Roque do Pico e da Madalena preparam-se para um eventual agravamento desta crise sísmica.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!