segunda-feira, 14 de março de 2022

Praceta dos baleeiros (do Cais do Pico) em 1974


Viajar no tempo pode parecer coisa de ficção científica, mas a verdade é alguns arquivos da RTP permitem recordar (ou mesmo ficar a conhecer) como era a vida e a realidade das pessoas há algumas décadas.

Hoje a viagem tem como destino o Cais do Pico no ano de 1974, mais propriamente a Praceta dos Baleeiros. Se hoje em dia esta (recentemente renovada) zona emblemática da Vila de São Roque do Pico serve, entre outros, de elo de ligação entre a zona balnear da rampa e o Clube Naval local, naquela época não só estes elementos não existiam (nem sequer existia o atual Porto Comercial), mas também esta área tinha outras funções associadas à indústria da transformação do cachalote — em particular, era parte integrante da antiga Fábrica da Baleia Armações Baleeiras Reunidas, Lda., o maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores e cujo edifício sede constitui hoje o Museu da Indústria Baleeira, o primeiro museu industrial público dos Açores.

Todavia, esta viagem ao passado em quase 50 anos não é só feita de imagens; há também entrevistas a jovens que estão a pescar, os quais dão o seu ponto de vista sobre a baleação, bem como (sem o saber na altura) revelam aos transeuntes do tempo presente como era passado parte do seu dia a dia de então.

Para embarcar nesta viagem basta visualizar o início do vídeo em anexo; o resto é (literalmente) história...

Haja saúde!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!