segunda-feira, 15 de março de 2021

Nascimento do (atual) Porto do Cais do Pico


Inaugurado na década de 80 do século XX, o (atual) Porto do Cais do Pico cedo se afirmou como o principal porto comercial da ilha montanha; hoje em dia, com os seus quase 40 anos de existência, este complexo portuário localizado no coração da vila de São Roque do Pico regista o terceiro maior movimento marítimo a nível Açores de mercadoria contentorizada e de carga geral.

Graças a uma partilha feita no Facebook por parte de Herberto Terra, apresenta-se em anexo algumas fotografias que mostram parte da construção, junto à antiga 'Fábrica da Baleia das Armações Baleeiras Reunidas' (hoje Museu da Indústria Baleeira,) deste "Porto do Cais do Pico" — uma designação que foi apropriada do outro Porto do Cais do Pico, hoje conhecido como "Cais Velho".

Por fim, vale a pena recordar que os horários dos navios de mercadorias que escalam este porto comercial podem ser encontrados no separador "Barcos" deste blog.

Haja saúde!

Post scriptum: Adicionada uma fotografia (facultada por Rui Pedro Ávila) referente ao navio 'George Roussos', o primeiro a atracar no (atual) Porto do Cais do Pico em 25 de abril de 1980.







1 comentário:

  1. Inaugurado na década de 80 do século XX, o (atual) Porto do Cais do Pico cedo se afirmou como o principal porto comercial da ilha montanha; hoje em dia, com os seus

    O Porto Comercial do Cais do Pico não só foi considerado como também foi designado como Porto Comercial pelo governo de então, sendo, Cais do Pico - Porto Comercial; Madalena Porto de Passageiros; Ribeiras porto de Pesca.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!