sábado, 18 de abril de 2015

Museu do Pico - visitas virtuais

O Museu do Pico, enquadrado na categoria de Museu Regional, reúne as extensões do Museu da Indústria Baleeira, na vila de São Roque, do Museu dos Baleeiros, na vila das Lajes, e do Museu do Vinho, na vila da Madalena.

Os três polos/núcleos museológicos assumem-se como instrumentos capazes de propiciar a valorização do património cultural da ilha do Pico e de colaborar na construção da sua identidade, fazendo o levantamento, a preservação, o estudo e a divulgação das suas memórias coletivas, associadas aos históricos ciclos regionais da baleação e da vitivinicultura.

Estão disponíveis online visitas virtuais aos polos do Museu do Pico (clique na imagem respetiva para aceder às mesmas; em alternativa, veja uma reportagem associada a cada museu carregando no respetivo nome):

O Museu da Indústria Baleeira, antiga Fábrica da Baleia Armações Baleeiras Reunidas, Lda., em São Roque do Pico, é o primeiro museu industrial público dos Açores. A sociedade Armações Baleeiras Reunidas, Lda., constituída em 1942, articulou dois sistemas produtivos: a pesca da baleia (cachalote) e a produção dos seus derivados, assim como a sua comercialização. Esta unidade fabril foi o maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores e laborou entre 1946 e 1984.

O Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o único em Portugal especializado na baleação artesanal, estacional e costeira, e o mais visitado dos Açores, em complementaridade com o Museu da Indústria Baleeira assume-se como a única estrutura museológica da Região com potencial para se tornar um espaço privilegiado de explicação global da baleação açoriana.



A criação do Museu do Vinho, na Madalena, deve ser entendida como uma inevitabilidade histórica. A organização de um museu subordinado à temática da vinha identifica-se com a principal atividade económica exercida pela comunidade que ocupou este território, desde o seu povoamento.




Contudo, nada substitui uma visita presencial aos três polos do Museu do Pico, abertos no seguinte horário:

- De 1 de abril a 30 de setembro:
  • De terça-feira a domingo (incluindo feriados): 10h00 – 17h30;
  • À segunda-feira o Museu do Pico encontra-se encerrado ao público.

- De 1 de outubro a 31 de março:
  • De terça-feira a domingo (incluindo feriados): 09h30 – 17h00;
  • À segunda-feira o Museu do Pico encontra-se encerrado ao público.

Haja saúde!

[Posts relacionados: Exposições Virtuais — Museus e Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais dos Açores | Como nasceu a "Fábrica da Baleia" de São Roque do Pico | Aí estão os audioguias (de última geração) do Museu da Indústria Baleeira]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!