segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Carta aberta ao Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores sobre distâncias na ilha do Pico

Excelentíssimo Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores,

Chamo-me Ivo Sousa, tenho 29 anos e sou investigador no Instituto de Telecomunicações, polo do Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa. No entanto, o que tenho mais orgulho, e que indico sempre na minha biografia de artigos científicos dos quais sou autor, é o facto de ser natural da ilha do Pico.

Desde há 12 anos que estou ligado ao Instituto Superior Técnico, o que significa estar a maior parte do tempo a cerca de 1700 km longe da minha terra natal. Contudo, isso nunca me impediu de seguir atentamente o que se passa e acontece na ilha Montanha, perceber melhor o seu passado e imaginar o seu futuro. Tendo por base estas premissas, o facto de gostar de números e destes serem o meu instrumento de trabalho, decidi partilhar consigo um pequeno estudo que fiz sobre distâncias na Ilha do Pico.

Como é do seu conhecimento por certo, o Pico é uma ilha pequena em população (14148 habitantes - Censos 2011) mas relativamente grande em área (444,97 km2 - SIARAM); aliás, o Pico é 1,4 vezes maior do que a República de Malta (316 km2 - Wikipédia), sabia? Esta relação população/área torna não só o Pico como a terceira ilha dos Açores com menor densidade populacional (após Corvo e Flores - PORDATA) como também faz com que os seus habitantes estejam bastante dispersos entre si.

Prova desta dispersão geográfica são os dados da tabela anexa compilada por mim, onde estão expressos os habitantes de cada uma das freguesia da ilha do Pico (Censos 2011) e as distâncias de condução (com base no site pt.distanciacidades.com) entre cada uma destas freguesias e cada uma das três vilas existentes na ilha (Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico). Fazendo a média simples destas distâncias (soma das distâncias de cada freguesia a dividir pelo número de freguesias) verifica-se que a vila de São Roque do Pico é, em média, a que fica mais próxima das restantes freguesias da ilha (20,7 km), enquanto a vila da Madalena é a que fica mais distante (24,6 km).

No entanto, estas médias simples não têm em consideração a população de cada freguesia. Para um estudo coerente e com sentido, é essencial fazer o cálculo das médias ponderadas das distâncias, ou seja, somar os produtos entre a distância e a população de cada freguesia e dividir pelo número total de habitantes. Verifica-se que a vila de São Roque do Pico é, em média, a que fica mais próxima da população de toda a ilha do Pico (20,0 km), a vila da Madalena fica, em média, 1 km mais distante (21,0 km), enquanto a vila das Lajes do Pico é a que fica mais longe (21,6 km).

Para além de médias, também é interessante analisar alguns valores absolutos. Veja-se então o caso da distância máxima entre uma certa freguesia do Pico e cada uma das vilas. Resumindo, obtém-se a partir da tabela anexa:
  • Lajes do Pico - Bandeiras: 36,1 km
  • Madalena - Calheta de Nesquim: 51,3 km
  • São Roque do Pico - São Mateus: 34,2 km
Com estes dados conclui-se que a vila de São Roque do Pico é, em termos absolutos, a que apresenta a menor distância para qualquer freguesia da ilha do Pico. Por outro lado, existem zonas na ilha Montanha que superam os 50 km de distância para a vila da Madalena.

Outro valor que tem interesse em ser analisado é a percentagem de população distante de cada uma das vilas em 30 km ou mais. Olhando de novo para a tabela anexa verifica-se o seguinte:
  • Lajes: 33% (4685 habitantes em 14148)
  • Madalena: 36% (5123 habitantes em 14148)
  • São Roque: 17% (2417 habitantes em 14148)
Estes dados indicam que cerca de um terço da população está sempre a 30 km ou mais das vilas das Lajes do Pico e da Madalena, enquanto mais de quatro quintos da população da ilha do Pico está a menos de 30 km da vila de São Roque do Pico.

A distância deve ser tida em consideração em muitas situações. Por exemplo, nas áreas da poluição e da poupança, fazer menos 1 km em centenas de milhares de viagens significa uma poupança considerável em combustível, o que por sua vez origina menos gastos de importação e de transporte por parte da Região Autónoma dos Açores.

Espero que este estudo lhe seja útil em algumas decisões que sua Excelência e o seu elenco governativo têm que tomar. Sei que estas decisões são bastante complexas e contemplam sempre algumas dúvidas. Contudo, uma certeza posso afirmar pela minha experiência: os números nunca me deixaram ficar mal!

(ver também:
Haja saúde!

Post scriptum: Esta carta aberta foi enviada para o correio electrónico da Presidência do Governo Regional dos Açores, contacto este que está disponível na página oficial do Governo Regional dos Açores.

14 comentários:

  1. Ola.Gostei da sua exposicao.Mas em relacao ao calculo distancia maxima deveria ser S Roque S Caetano (Terra do Pao) e nao S Mateus. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário.
      Como refiro no post, as distâncias de condução são calculadas com base no site http://pt.distanciacidades.com/ e referem-se entre os centros populacionais das respectivas freguesias (ou seja, não foram avaliados lugares específicos dentro das freguesias).
      Mesmo assim, se consultar a distância de condução entre São Roque do Pico e Terra do Pão no site http://pt.distanciacidades.com/, verifica que é de 28,2 km (via estrada transversal), inferior portanto à distância entre São Roque do Pico e São Mateus (34,2 km).

      Eliminar
  2. BRAVO meu Caro Engenheiro/Investigador Ivo Sousa!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem discriminado, parabens. Talvez ate o Presidente do Governo Regional precise de alguem qualificado como tu e ate te consiga um trabalhinho no Governo!!!! ja que dos que estao la nao conseguiram apresentar numeros que refletissem a realidade. Haja saude,
    Ze' Duarte

    ResponderEliminar
  4. Isso tudo para que,só para dizer que o hospital haveria de ser feito em s roque.desculpa la, mas nem as infrastruturas que la terem estão centradas.se repararem bem a escola encontra se numa ponta, o hospital o centro de saúde a meio mas nem no centro esta e o Hiper na outra ponta sem falar nos restaurantes.desculpem mas temos de ser realistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.

      Como certamente deve ter lido com atenção, a interpretação de que o texto se refere ao hospital é sua e não minha.

      Concordo plenamente consigo quando diz que temos que ser realistas: eu fiz um estudo gratuito e realista sobre distâncias na ilha do Pico e decidi partilhar não só publicamente mas também com o Presidente do Governo Regional.

      Espero que este estudo permita ao Governo Regional não só conhecer melhor a realidade da ilha do Pico, bem como sirva de exemplo de como fazer um estudo barato e facilmente extensível a outras ilhas e sectores, o que significa também poupança nos nossos impostos.

      Eliminar
  5. Ola a todos já agora em caso de evacuacao para a horta um doente das lajes ou mesmo das ribeiras teria de passar pela Madalena para ir para Sao roque e tornar a Madalena para apanhar a lancha acho que não faz sentido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.

      Tal como referi no comentário ao anónimo anterior, a interpretação de que o texto se refere à área da saúde é sua e não minha.

      O exemplo que descreve é deveras caricato e espero que nunca aconteça.

      O meu sonho (e permita-me sonhar alto porque ainda não é proibido nem paga impostos) é que um dia ninguém tenha que ser evacuado do Pico para um qualquer tratamento de saúde!

      Eliminar
    2. Ivo falo por muitos ao agradecer o seu estudo, gratuito! Obviamente deste estudo muitos serão os comentários e realisticamente falando não há cenários que entendam a 100% a satisfação de um municipe ou de um doente. São Roque assume por natureza, e não em argumento não fundamentado, um caracter especial e deverá aproveitar esta oportunidade para incentivar e reinvindicar que se mantenham determinados serviços e se criem novas oportunidades publicas e privadas. O serviço de saúde faz sentido em são roque não existindo evacuação de doentes, claro que ao ter de se ir para o faial faz mais sentido que o serviço se concentre na madalena (mas este é apenas um dos assuntos que pode partir deste estudo). São Roque fica sempre aquém das expectativas, que venham mais estudos desta natureza, mais incentivos e maior interesse por quem possui os conhecimentos e contactos para mudar alguma coisa. :)

      Eliminar
    3. Muito obrigado Ana Silva pelo comentário e pelo agradecimento.

      Eliminar
  6. Já que se quer meter no estudo a evacuação para a Horta, então temos de ver quantos doentes entram na urgência e quantos desses é que são evacuados para a Horta.
    Também temos de ter em conta que por exemplo um doente que se desloca em estado grave de uma das freguesias mais distantes e que porventura tem de ser evacuado para a Horta, chega mais rápido a S. Roque e já começa a ter alguns cuidados médicos, enquanto que se tiver de ir para a Madalena leva muito mais tempo sem esses cuidados médicos. Temos de ter isto tudo em conta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.

      Tal como referi em comentários a anónimos anteriores, a interpretação de que o texto se refere à área da saúde é sua e não minha.

      Em relação a ter em conta onde são feitos os primeiros cuidados de uma emergência, é da minha opinião que deve ser entidade responsável pela área da saúde a primeira responsável por realizar um estudo detalhado dos prós e contras das diversas opções. Este estudo deveria ser público e apresentar as justificações para a solução final, que nunca vai satisfazer os interesses particulares de todos mas que deve sim melhorar as condições de saúde de toda a população em geral.

      A título de exemplo, sei que existem emergências, tais como alguns ataques cardíacos, que necessitam de intervenção quase imediata; ou seja, a solução ideal para a população é existir um desfibrilador móvel que chegue rapidamente a uma vítima, e isso é independente que qualquer centralização de urgências.

      Eliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!