segunda-feira, 18 de julho de 2016

Envelhecimento da população na ilha do Pico, nos Açores e em Portugal


É sabido que a população portuguesa está a envelhecer, sendo que o índice de envelhecimento do país já ultrapassou os 100%, ou seja, o número de idosos (65 anos ou mais) supera o da população jovem (menos de 15 anos). Mais concretamente, segundo os dados da PORDATA de 2015, existem 143,9 idosos por cada 100 jovens em Portugal. Curiosamente, os Açores são a região mais jovem de todo o país, sendo inclusivamente a única região que apresenta um índice de envelhecimento inferior a 100%, isto é, por cada 100 jovens açorianos existem 80,5 idosos nos Açores.

Contudo, sendo o arquipélago açoriano composto por nove ilhas, a média regional pode esconder o envelhecimento que se verifica em algumas ilhas. Atente-se à tabela seguinte (baseada nos dados da PORDATA), a qual mostra o índice de envelhecimento de cada ilha dos Açores, bem como a média regional e a nacional. Adicionalmente, são também apresentados os índices de envelhecimento dos três concelhos da ilha montanha.


Os dados revelam que duas ilhas açorianas têm elevados índices de envelhecimento, sendo inclusivamente superiores à média nacional: Pico e Flores. Do lado oposto, apenas a ilha de São Miguel tem um envelhecimento inferior à média dos Açores, sendo que na região apenas três ilhas podem ser consideradas jovens (índice de envelhecimento inferior a 100%): São Miguel, Santa Maria e Terceira. Por outras palavras, a sociedade açoriana apresenta uma enorme diversidade demográfica.

No que concerne à realidade picoense, o concelho das Lajes do Pico destaca-se por ser o mais idoso, sendo que os municípios de São Roque do Pico e da Madalena apresentam um índice de envelhecimento entre a média regional e a média nacional. Aliando estes dados à evolução da população na ilha do Pico (desde 1849 a 2015), prevê-se que não só a população da ilha montanha continue a envelhecer, como também vai decrescer.

Concluindo, urge então pensar que futuro se deseja para a ilha do Pico, para a maioria das restantes ilhas dos Açores e também para Portugal: manter tudo como está, aceitando o envelhecimento e a perda gradual da população, ou tomar medidas para inverter esta situação. Mais cedo ou mais tarde, as autoridades competentes abordarão este assunto, mas também cabe a cada um de nós refletir sobre esta questão do envelhecimento da população.

Haja saúde!

[Ver também: Onde moram as pessoas na ilha do Pico?]

1 comentário:

  1. I think population decrease is a very good thing.
    It should mean that they stop ruining Pico (and other places) with horrible and pointless cement infrastructure projects like the massive cement schools now defacing Lajes and Piedade and the Madalena disaster. (If Lajes is an old people zone, why are they building such a massive new school???)
    It is population increase that ruins tradition, communities and nature.

    Why on earth would they want to reverse a good situation?
    How would they do this anyway? By importing eastern Europeans?
    Because I am certainly not going to start making children for the sake of statistics!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!