quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Onde moram as pessoas na ilha do Pico?

De entre as várias curiosidades sobre a ilha do Pico, a ilha montanha apresenta os seguintes dados geográficos e demográficos:
Estes factores contribuem para que a ilha montanha tenha uma densidade de 31,8 habitantes por km², ou seja, a terceira mais baixa dos Açores (apenas nas ilhas das Flores e do Corvo a densidade populacional é inferior).

Por outras palavras, a ilha do Pico tem vastas áreas inabitadas (incluindo algumas que provavelmente nenhum ser humano por lá passou!), sendo que a esmagadora maioria da população vive junto ao mar. Mas ainda melhor do que descrever onde residem as pessoas na ilha montanha, nada como visualizar a sua dispersão pela ilha.

Graças à Agência Espacial Europeia e ao seu mapa cartográfico detalhado que consegue localizar praticamente todas as povoações existentes na Terra, agora é possível identificar claramente no mapa da ilha do Pico as zonas habitadas e as áreas despovoadas, mapa este que se apresenta em anexo.

Haja saúde!

[Ver também: Evolução da população na ilha do Pico (desde 1849 a 2050) | Envelhecimento da população na ilha do Pico, nos Açores e em Portugal]

1 comentário:

  1. Interesting!
    What makes Pico special IS the low population density.
    Let those who want to increase it move somewhere with more people
    ( and more trouble, more pollution and more crime, etc) instead of trying to impose their wishes on others.
    This is also why I dont support any "improvements" to Pico airport.
    It is already much too easy to come here!
    In much of the rest of Europe a road journey of two hours and great cost to reach an airport is quite normal.

    Google translate:
    Interessante!
    O que torna Pico especial é a baixa densidade populacional.
    Deixe aqueles que querem aumentá-lo mover-se em algum lugar com mais povos (E mais problemas, mais poluição e mais crimes, etc.) em vez de tentar impor seus desejos aos outros.
    É também por isso que eu não apoio qualquer "melhorias" para Pico aeroporto.
    Já é muito fácil vir aqui!
    Em grande parte do resto da Europa uma viagem de duas horas e grande custo para chegar a um aeroporto é bastante normal.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!