terça-feira, 5 de julho de 2016

Vencedores do concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico"


O concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico", uma iniciativa de Marcus Ketterl e à qual o blog "Cais do Pico" se associou, contou com a participação de mais de uma dezena de propostas sobre com que aspeto os respetivos participantes gostariam que ficasse o novo porto de São Roque do Pico e a respetiva zona envolvente.

Devido à elevada qualidade dos desenhos apresentados e às explicações detalhadas indicadas para várias das soluções concorrentes, o promotor deste concurso decidiu atribuir um quarto prémio ex-aequo em adição aos três inicialmente previstos, elevando assim o prémio total para 400 €.

Os vencedores do concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico" foram então:
  • 1.º lugar - Djervy Santos;
  • 2.º lugar - Griff Alker;
  • 3.º lugar - Jaime Tavares de Melo;
  • 4.º lugar (ex-aequo) - Filipe Reis;
  • 4.º lugar (ex-aequo) - Vanessa Horta.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem, 4 de julho de 2016, no Cais Velho, em plena baía do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico. Estiveram presentes todos os premiados à exceção do terceiro classificado, o qual foi representado pela instituição de solidariedade social à qual doou o respetivo prémio.

Todos os trabalhos submetidos a concurso vão agora dar origem a uma exposição, a qual terá lugar de 11 a 22 de julho no átrio da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

Após a exposição, e tal como prometido pela organização deste concurso, todas as ideias apresentadas serão remetidas para o Governo Regional dos Açores. Até lá, quem quiser pode ainda dar a sua opinião sobre o futuro novo porto de São Roque do Pico, sendo que a mesma será também anexada ao conjunto de ideias já existentes e que serão apresentadas ao governo açoriano - para isso, basta enviar um e-mail para o endereço novo.porto.srp@gmail.com ou, em alternativa, contactar diretamente o promotor deste concurso, Marcus Ketterl.

Uma análise ao que os participantes propuseram permite também inferir algumas conclusões. De todas as soluções propostas, apenas uma abordava a hipótese de recorrer à baía de São Roque, enquanto as restantes tinham como base a baía do Cais do Pico. Por outro lado, a esmagadora maioria das propostas idealizou uma marina a ser construída entre o atual cais comercial e o Cais Velho. Se este concurso funcionasse como uma sondagem, então o resultado seria o de que a população deseja revitalizar esta zona do Cais do Pico, nem que seja com uma marina apenas.

Por fim, gostaria de agradecer publicamente ao Marcus Ketterl por ter tido a iniciativa de promover uma consulta pública sobre o futuro novo porto de São Roque do Pico, bem como premiar algumas ideias. Foi um privilégio poder associar o blog "Cais do Pico" a este concurso, ressalvando que todo o mérito do mesmo se deve a Marcus Ketterl, uma pessoa que, não sendo natural do Pico, escolheu a ilha montanha para viver e preocupa-se com o futuro da mesma, tendo despendido tempo e recursos próprios numa questão que afeta sobretudo o futuro de todos os picarotos e não só! Bem haja!

Haja saúde!

Post scriptum: Adicionadas fotos relativas à exposição de todos os trabalhos submetidos a concurso (átrio da Câmara Municipal de São Roque do Pico). [link para última etapa deste concurso]

(Da esquerda para a direita: 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 4.º classificados.)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!