sexta-feira, 22 de julho de 2016

Apresentação do livro "Carlos Teixeira de Melo (1928-2016): Terapêutica e Arte em Santo Amaro do Pico"


No próximo dia 26 de julho de 2016 (terça-feira), pelas 20h30, na sede da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense (Santo Amaro – São Roque do Pico), terá lugar a apresentação do livro "Carlos Teixeira de Melo (1928-2016): Terapêutica e Arte em Santo Amaro do Pico", da autoria de José Carlos Garcia e com edição de Maria Albina de Melo.

A obra será apresentada pela dra. Maria Isabel Ponte Fernandes, Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade de Coimbra, sendo que terão lugar outras atividades culturais, nomeadamente exposição de miniaturas etnográficas de Carlos Teixeira de Melo e atuação musical da Filarmónica Recreio Santamarense.

Sobre a obra:
Esta monografia dedicada ao sr. Carlos Teixeira de Melo (1928-2016) é uma tentativa de documentar a história de uma vida, que nunca se conhece o suficiente para descrever a sua totalidade, embora envolvendo a veracidade dos factos e negando a inevitável tentação de endeusar.
O sr. Carlos Melo nasceu em Santo Amaro do Pico, nos Açores, sendo ao longo da vida agricultor, músico de filarmónica, serrador e carpinteiro naval, terapeuta de ossos, massagista desportivo, operador de cinema, artista de miniaturas etnográficas e homem da coisa pública. Portanto, documentá-lo é também retratar um tempo da própria freguesia, considerada o estaleiro dos Açores, a terra dos barcos.
Em linhas gerais, a vida deste santamarense foi marcada por duas fases distintas, no que diz respeito ao trabalho. A primeira é representada pelo período em que exerceu sobretudo o ofício de carpinteiro na construção naval, enquanto a segunda, após um acidente em 1966, compreende os longos anos ocupados na terapia de ossos, tratando pessoas e animais, e no artesanato artístico e decorativo, fazendo miniaturas de objetos tradicionais.
Afamado como endireita, muita gente ainda recentemente vinha parar às mãos – instrumento primordial – deste homem conhecido por Carlos Felícia, lembrando a sua avó Felícia Mariana do Coração de Jesus, que também foi um recurso terapêutico da comunidade.
Este trabalho de pesquisa resulta de uma solicitação de sua filha, sra. Maria Albina de Melo, debruçando-se sumariamente sobre a família e a diversa atividade do pai, com base na vida vivida e contada pelo próprio e ainda noutros depoimentos orais e fontes consultadas.

Sobre o autor:
José Carlos Garcia é licenciado em Sociologia pela Universidade dos Açores, na qual é colaborador do Gabinete de Estudos Etnológicos, desenvolvendo trabalhos de pesquisa na área da Etnologia. Da coleção "Etnografia dos Açores", esta é a sua segunda obra, tendo sido precedida pelo título "Os moinhos de água da Ribeira Seca - São Roque do Pico, Açores".

Haja saúde!

Post scriptum: link para reportagem deste evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!