sexta-feira, 2 de julho de 2021

Apresentação do Filme/ Documentário "Albatross" no Museu do Pico


No próximo dia 3 de julho de 2021 [sábado], pelas 20:30h, a Associação Asas do Mar - Instituto de Ornitologia Marinha dos Açores, em parceria com o Museu do Pico, apresentam no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o filme/ documentário "Albatross", de Chris Jordan [trailer em anexo].

Nesse mesmo dia, em que se comemora o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, após o visionamento do filme, realizar-se-á um colóquio alusivo ao impacto dos plásticos nos oceanos e nas aves marinhas.

Devido às orientações da Autoridade Regional de Saúde, a lotação atual do Auditório encontra-se limitada, devendo o público garantir a sua presença mediante o levantamento prévio, e gratuito, de bilhetes, até às 17h do dia 3 de julho. Será necessário o uso de máscaras.

[Fonte: Museu do Pico]

Haja saúde!


"Albatross"

Sinopse: O fotógrafo Chris Jordan passou oito anos registando a vida dos albatrozes na ilha Midway, no Oceano Pacífico. Descobriu uma terrível realidade: as aves confundem o plástico marinho com alimento, e acabam por ingerir e alimentar as suas crias com tanto lixo marinho que estas morrem sufocadas. Ao fim de pouco tempo dentro de água, o plástico marinho fica coberto de um biofilme de microrganismos que lhe confere um odor semelhante ao alimento. As aves marinhas têm uma soberba capacidade olfativa e é muitas vezes através do olfacto que encontram as suas presas. Para elas é praticamente impossível distinguir o plástico marinho de alimento. O lixo marinho tem origem em várias partes do mundo e concentra-se nos seus locais de alimentação por meio de correntes marítimas.

Ficha técnica: Albatross, de Chris Jordan. USA, 2017. 97'. Versão original com legendas em Português.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!