sexta-feira, 16 de julho de 2021

Centros de Saúde de São Roque e das Lajes do Pico vão voltar a ter Serviço de Atendimento Permanente 24 horas por dia


O Secretário Regional da Saúde e Desporto do Governo Regional dos Açores, Clélio Meneses, anunciou recentemente a reabertura completa dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) nas Lajes e em São Roque do Pico, já a partir de 1 de setembro.

No final de uma reunião com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, Clélio Meneses esclareceu que em ambos os concelhos os respetivos serviços vão funcionar 24 horas por dia, tal como antes do começo da pandemia de COVID-19.

“Não foi antes, exatamente pela pandemia, pela exiguidade de recursos humanos necessários para que este Serviço possa funcionar, mas já com um enorme esforço financeiro da Região e dos profissionais de saúde, vamos reativar esse serviço a partir de 1 de setembro”, declarou o governante.

Na reunião com a Unidade de Saúde de Ilha do Pico foram abordadas outras questões como a do sistema de ar condicionado do Centro de Saúde da Madalena, avariado há mais de um ano por falta de manutenção, num edifício inaugurado em 2014.

Também a falta de manutenção no Centro de Saúde de São Roque, a exigir nesta altura uma intervenção de fundo, foi abordada, e houve também uma análise do projeto da remodelação do centro de Saúde das Lajes.

Sobre este projeto, Clélio Meneses referiu que o mesmo “está em fase final, devendo a obra iniciar-se ainda no corrente ano”.

[Fonte: GRA]

Recorde-se que, devido à pandemia de COVID-19, os SAP de São Roque e das Lajes do Pico foram encerrados, mais concretamente no final de março de 2020. No início de junho desse mesmo ano, esses SAP reabriam parcialmente e, passado um mês, os Centros de Saúde de São Roque e das Lajes do Pico passaram a ter SAP com horário alargado todos os dias, incluindo feriados e fins de semana, das 08h às 22h, e com presença física médica em todo o seu período de funcionamento.

Haja saúde!

[Post scriptum: Governo dos Açores reitera compromisso de abertura de SAP de São Roque e Lajes do Pico e manutenção de SIV durante a noite]





Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!