sábado, 10 de julho de 2021

Pico entre os finalistas regionais das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia


De entre os 140 finalistas regionais da edição 2021 das 7 Maravilhas de Portugal, dedicada à Nova Gastronomia, a ilha montanha encontra-se representada com uma candidatura [clicar nela para saber mais]:
Esta nova gastronomia picoense participará agora na respetiva eliminatória, a qual será uma das 14 efetuadas através de programa em direto a transmitir na RTP 1 e RTP Internacional; até lá, já é possível votar nesta candidatura através do n.º 760 207 715 (chamada com um custo de 0,60€ + IVA).

Nova Gastronomia – as ‘7 Maravilhas’ em 2021 — pretende eleger uma gastronomia nova, inspirada na tradição, mas baseada nos produtos endógenos de cada região, onde se observa novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e promovendo maior sustentabilidade alimentar.

As categorias a concurso são: Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

Os 140 Finalistas Regionais — selecionados por um Painel de Especialistas a partir de 1147 candidaturas — serão votados por categoria num total de 21 programas, a realizar em direto pela RTP 1 e RTP Internacional, nos meses de julho, agosto e setembro.

Numa primeira fase serão realizados 14 programas com todos os candidatos Finalistas Regionais. Nesta fase cada um dos 18 distritos e as 2 regiões autónomas estarão representados por 7 candidatos, um por cada categoria. Daqui resultarão 7 candidatos por categoria, num total de 49 Pré-Finalistas.

A fase das Pré-Finais que serão realizadas ao longo de vários programas especiais, vai permitir apurar 1 vencedor por categoria, resultando em 7 Finalistas que transitam diretamente para a Finalíssima. Os 2ºs e 3ºs classificados de cada categoria, irão participar num programa de repescagem. Dos 14 participantes, 7 irão juntar-se um por categoria, aos finalistas já apurados.

Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 vencedores, um por categoria, como 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. A Gala da Declaração Oficial está programada para 4 de setembro de 2021 [link para regulamento completo].

Haja saúde!

Post scriptum: o prato "Petiscos do Mar e da Terra dos Açores" foi apurado, em 13 de julho de 2021, como Pré-Finalista às 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!