quarta-feira, 28 de julho de 2021

Festas do Senhor Bom Jesus Milagroso 2021


As festas de 2021 do Bom Jesus do Pico tem como lema ‘Senhor Bom Jesus: Caminho, Verdade e Vida serás a nossa esperança’ e as principais celebrações vão decorrer no adro do santuário, com os peregrinos a “observar o distanciamento físico entre si”.

Do programa das festas [em anexo], o destaque vai para os dias 4, 5 e 6 de agosto. No dia 4, a Eucaristia evocará as bodas de prata episcopais de D. António de Sousa Braga, com a homenagem da ouvidoria do Pico, reunindo todo o clero.

No dia 5, às 17h00. haverá Adoração Eucarística e Celebração do Sacramento da Reconciliação, seguida da Unção dos doentes, arrematação do gado e cantata pelo grupo Coimbra Gospel Choir.

No dia 6, dia da festa propriamente dita, a alvorada será às 8h00, seguida da Eucaristia solenizada pelo Coro Juvenil da Catequese de São Mateus. Entre as 10h00 e as 11h00 haverá celebração do Sacramento da Reconciliação e às 11h00 a Eucaristia será solenizada pelo Agrupamento de Escuteiros 1219 de São Mateus. A concelebração campal terá lugar às 18h00, sendo solenizada pela Capela do Santuário. Às 19h30 haverá uma saudação das Filarmónicas, com a imagem no adro do Santuário.

A Festa do Senhor Bom Jesus termina no dia seguinte com a a transladação da imagem para a sua capela. Este momento terá a pregação final do padre Jacob Vasconcelos que estuda Teologia Pastoral em Roma, na Universidade Lateranense.

D. António de Sousa Braga substituirá o núncio apostólico na Geórgia e na Arménia, o arcebispo luso-canadiano D. José Bettencourt, que não poderá estar nos Açores por questões relacionadas com a mobilidade em contexto de pandemia.

No contexto da pandemia de COVID-19 [e à semelhança do ano passado], não se vão realizar as tradicionais procissões e dentro do santuário vão observadas todas as regras de segurança e higiene, “devendo os peregrinos respeitar as indicações dos acolhedores”.

As festas do Senhor Bom Jesus Milagroso são uma das “mais emblemáticas manifestações religiosas” do Arquipélago dos Açores.

A festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus.

[Fonte: Igreja Açores]

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!