domingo, 19 de janeiro de 2020

Museu da Indústria Baleeira reapresenta exposição "Mestre João Alberto – no reino dos barcos"


Está patente ao público no Museu da Indústria Baleeira, em S. Roque do Pico, a exposição Mestre João Alberto – no reino dos barcos.

Esta exposição, inaugurada em 2012, surgiu da necessidade de dar a conhecer, com toda a justiça e mérito, um açoriano genial - Mestre João Alberto das Neves, autor de uma obra invulgar absolutamente impressionante, quer pela qualidade rara do seu trabalho, quer pela sua dimensão.

Surgiram, em todas as ilhas e em todas as épocas, grandes construtores navais em madeira, assumindo-se a ilha do Pico, na transição do séc. XIX para o séc. XX, como o grande centro da carpintaria naval dos Açores, com dimensão nacional. Mestre João Alberto das Neves [falecido em setembro de 2019] foi um destes grandes construtores navais, referência incontornável e última, dessa época de ouro da construção naval em madeira na Região.

O Museu do Pico ao trazer a público mais uma vez esta exposição, pretende homenagear e revisitar a memória do Mestre João Alberto, recordando um homem comum, dotado de uma excecional capacidade de trabalho e de uma extraordinária capacidade de gestão.

A exposição poderá ser visitada no horário normal de funcionamento do museu.

[Fonte: CulturAçores]

Haja saúde!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!