sexta-feira, 18 de junho de 2021

Aí estão os audioguias (de última geração) do Museu da Indústria Baleeira


O Museu da Indústria Baleeira, localizado no coração da Vila de São Roque do Pico — mais precisamente no Cais do Pico — passou a disponibilizar um serviço audioguia pioneiro a nível regional.

Este serviço permite ao visitante ter uma experiência mais imersiva, nomeadamente ao dar a conhecer o Museu da Indústria Baleeira, um dos três polos do Museu do Pico, a partir de uma aplicação móvel, acessível através de QR Code, com conteúdos áudio, vídeo e imagem.

A título exemplificativo, não só é possível visualizar alguns registos audiovisuais históricos da laboração desta antiga Fábrica da Baleia Armações Baleeiras Reunidas, Lda., mas também consegue-se ouvir o próprio apito desta antiga instalação industrial.

Desta forma, o Museu da Indústria Baleeira — o primeiro museu industrial público dos Açores e aquele que foi o maior e mais importante complexo de transformação e processamento de cachalotes dos Açores — ficou dotado de audioguias com as seguintes características:
  • 16 pontos de interesse;
  • Cerca de 50 minutos de conteúdos áudio e vídeo (para além de imagens históricas);
  • Disponível em 6 línguas diferentes [alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português];
  • Acesso simplificado através de QR Code;
  • Disponível no smartphone ou tablet de cada visitante;
  • Sem necessidade de instalação de APP;
  • Possibilidade de se rever todo o conteúdo após abandonar as instalações do museu.

A implementação deste serviço de audioguias é o culminar de uma das propostas vencedoras do primeiro Orçamento Participativo dos Açores, que teve lugar em 2018. Em particular, a proposta "Audioguias no Museu da Indústria Baleeira e espaços envolventes", inserida na área temática do Turismo, foi a mais votada de entre todas as propostas associadas à ilha do Pico.

A apresentação pública da conclusão do projeto associado a esta proposta de instalação de audioguias no Museu da Indústria Baleeira teve lugar no passado dia 16 de junho de 2021, contanto com a presença da Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, do Diretor do Museu do Pico, Manuel Costa Júnior, e do proponente da ideia, Ivo Sousa [notícias relacionadas: link 1 | link 2].

Por fim, quero agradecer, mais uma vez, a todos aqueles que votaram nesta proposta e que deram a conhecer a mesma; a minha ideia não ficou em casa para que, da forma mais autêntica possível, se preserve e se dê a conhecer esta "Fábrica da Baleia", um valioso património não apenas do Cais do Pico ou da ilha montanha, mas também de todo o arquipélago dos Açores!

Haja saúde!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!