terça-feira, 8 de junho de 2021

Andamento da requalificação da Praceta dos Baleeiros (8) [e estabilização da zona costeira]


Apresenta-se, em anexo, um conjunto de fotografias (datadas de 6 de junho de 2021) relativas ao andamento da empreitada de requalificação da Praceta dos Baleeiros, no Cais do Pico, vila de São Roque do Pico [link para fotos mais antigas].

Esta obra, orçada em quase 235 mil euros (sem IVA) e que inicialmente tinha um prazo de execução de cinco meses (a contar desde o início de julho de 2020), assenta essencialmente na requalificação de pavimentos, nomeadamente na cobertura do pavimento com um tapete betuminoso de cor avermelhada, salvaguardando-se o lajeado de pedra remanescente do antigo pátio de desmancha; adicionalmente, a plataforma contígua aos balneários será pavimentada com um deck a imitar madeira. Serão ainda construídos novos muros ao longo da plataforma contígua aos balneários e junto à estátua do Velho Baleeiro, bem como haverá um reforço dos muros laterais da antiga rampa de varagem das baleias. O projeto inclui igualmente a construção de passeios e a recuperação e replicação dos antigos candeeiros de betão existentes na zona [link para o projeto].

Apresenta-se igualmente um destaque fotográfico para a estabilização da zona costeira adjacente, empreitada esta orçada em cerca de 125 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias.

Haja saúde!










1 comentário:

  1. This is what I mean about modern "Architects" ruining places by making everything rectangular, with cement! Tourists go to natural places like Pico to get away from damn rectangles, and cement. Cities are
    over 95% rectangular and regular shapes! Nature Tourism is about
    natural, irregular shapes, like stones! The gradual ruin of Pico is
    already progressing, even without a runway extension.


    Went to the Cafe in Arcos today and they put a massive ugly stainless
    steel barrier right into he view of the sea and Sao Jorge!!! Instead
    they could have made a stone wall a few metres in from the cliff which
    would not have ruined the view and fits in with the scenery... Some
    people have zero understanding of tourism and how to preserve beauty...

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!