sábado, 5 de junho de 2021

Azores Fringe Festival 2021


Já está em marcha a nona edição do festival internacional de artes nos Açores, o Azores Fringe, o qual teve início no passado dia 1 de junho e se prolonga até 27 de junho de 2021.

Sob organização da associação MiratecArts, o festival acontece um pouco por todas as ilhas ao vivo e online; este é o festival internacional de artes com maior participação açoriana: mais de 200 participantes das 9 ilhas dos Açores fazem parte do programa, que inclui cultura artística de, e para, todas as gerações. 

A ilha do Pico, o epicentro do festival, acolhe artistas de outras ilhas e ainda um veleiro francês. "Não será como antes da pandemia" expressa Terry Costa, o coordenador do festival, "mas fico contente que não vamos ter mais um ano só online, como foi no ano passado. A abertura será de portões abertos e com muito fogo, com um evento especial ao qual damos o nome de Queimada." 

Além dos dois eventos públicos [um teve lugar a 1 de junho e o outro ocorrerá a 10 de junho] na MiratecArts Galeria Costa, em que qualquer pessoa é bem vinda, os eventos às quartas-feiras, no Auditório da Madalena, têm lugares marcados e os bilhetes são adquiridos na hora antes da atuação; nos eventos de terças à noite, no Museu dos Baleeiros, a audiência pode recolher o seu bilhete antecipadamente, para assim garantir o seu lugar, inscrevendo-se na receção do Museu nas Lajes do Pico. É nestes espaços que há performance desde o teatro, música, clown e ainda cinema e pintura ao vivo. "Antes fazer para pequenos grupos, do que não fazer" é o mote da MiratecArts nesta nona temporada.

A primeira semana do festival acolhe uma mini-edição do Encontro Pedras Negras dedicado à escrita. Mais tarde, no final do mês, o primeiro Encontro Açores Oceano Arte vai incentivar para mais arte inspirada pelo mar que nos rodeia. A já tradicional expedição fotográfica no Fringe, este ano, fica limitada para quem está na ilha montanha. 

Instalações e exposições de arte não vão faltar. De destacar, nesta primeira semana, a arte de pirogravura de Adriana Gonçalves que estará patente na galeria do Bar da Gare, na Madalena, e a pintura de Pieter Adriaans, na Atlântico Teahouse; Saudade, pintura por Martim Cymbron continua no Museu da Graciosa. 

Várias entidades pelas ilhas apresentam as sessões de filmes curtas Shorts@Fringe, incluindo o EcoMuseu do Corvo. Na ilha Flores, o programa ao vivo está a ser planeado para o feriado de 10 de junho. Em São Jorge, há um pouco por todo o mês através da equipa do Atelier de Kaasfabriek. Online e a partir da Associação de Violas da Terra, em São Miguel, vai ser apresentado o primeiro Festival da Viola, enquanto que a Escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, nos oferece apontamentos on-line dos seus talentosos alunos. 

A programação da nona edição do Azores Fringe Festival pode ser consultada a partir de www.azoresfringe.com e, para seguir o festival online, junte-se nas redes sociais #miratecarts e #azoresfringefestival "onde vamos ter surpresas diárias," diz seu fundador, Terry Costa, "Vamos ao Fringe!" 

Haja saúde!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!