quinta-feira, 22 de abril de 2021

Prazer do Espírito e do Olhar – Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago


O Museu do Pico e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inauguram no próximo dia 23 de abril, no Museu da Indústria Baleeira, na ilha do Pico “Prazer do Espírito e do Olhar – Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago”, o projeto expositivo de itinerância do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, que apresenta uma seleção de obras da sua coleção de arte contemporânea.
 
A exposição considera duas dimensões essenciais à identidade e à memória do território onde nos situamos, o arquipélago dos Açores: a Paisagem, marcante para quem o habita e visita, e a Viagem, enraizada na dimensão ancestral e imaterial da sua vocação e destino, e da inevitabilidade da transposição da barreira do Mar que nos rodeia. Integram a exposição obras de Gil Heitor Cortesão, Inês Botelho, João Pedro Vale, João Queiroz, Luísa Jacinto, Pedro Valdez Cardoso, Rui Calçada Bastos e Sandra Rocha.
 
“Pensando nas diferenças de escala e particularidades identitárias de cada ilha deste arquipélago, foram selecionadas obras também com diferentes escalas e singularidades, que ainda que representem a arte portuguesa contemporânea, têm pronúncias distintas, resultantes de diferentes formas de estar e de pensar a Arte, ainda que próximas e unidas sob um conjunto de pontos de contacto a partir dos quais foi construída a narrativa expositiva.”, refere Diana Gonçalves dos Santos, curadora da exposição.
 
O projeto expositivo de itinerância arrancou em outubro de 2017, na ilha do Faial, tendo já passado por Santa Maria, Graciosa e mais recentemente São Jorge. É agora a vez da ilha do Pico receber esta exposição que poderá ser visitada no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a partir do dia 23 de abril. A abertura da exposição ao público acontece a partir das 14h.
 
Mais informações em no seguinte link: Exposição PRAZER DO ESPÍRITO E DO OLHAR Paisagem e Viagem em Arte Portuguesa da Coleção Arquipélago – Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Haja saúde!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!