sexta-feira, 9 de abril de 2021

O renascimento do muro da escola


Apresenta-se, em anexo, algumas fotografias relativas à empreitada de requalificação da zona envolvente da antiga Escola Primária do Cais do Pico.

Em particular, os trabalhos em curso, da autoria da Câmara Municipal de São Roque do Pico, vão permitir organizar o estacionamento nas ruas Coronel Linhares de Lima e Dr. Melo Simas, bem como criar uma zona pedonal na Rua Tibério Ávila Brasil, inexistente até agora, o que obriga os peões a circular na faixa de rodagem.

A empreitada inclui o recuo dos muros da antiga Escola Primária e da sede da Associação de Agricultores da Ilha do Pico (AAIP), mantendo o mesmo traçado e o coroamento tradicional em pedra. Esta alteração permitirá aumentar a faixa de rodagem em frente ao quartel de bombeiros e criar a necessária zona pedonal para garantir a segurança dos peões.

Ao mesmo tempo, o investimento vai abranger o arranjo urbanístico na Rua Coronel Linhares de Lima, retirando-se a lágrima existente, bem como a regularização da zona de estacionamento nas laterais do edifício da antiga Escola e da sede da AAIP. Além disso, será ordenado o estacionamento no antigo campo desportivo de apoio à Escola Primária onde atualmente está instalado o Jornal do Pico/Rádio Cais e o Projeto Vira.

No total, depois da intervenção, aquela zona passará a disponibilizar 38 lugares de estacionamento: 29 no antigo campo, seis na Rua Coronel Linhares de Lima e três na Rua Dr. Melo e Simas.

O esquema do projeto desta empreitada encontra-se igualmente em anexo.

Por fim, e no seguimento de um post anterior relacionado— "A ironia de era uma vez o muro da escola" — cumpre informar que os detalhes desta intervenção na via pública só foram divulgados mais de um mês depois após a publicação do post supramencionado [vide edição n.º 878 do 'Jornal do Pico'], pelo que só agora é possível afirmar que o(s) muro(s) demolido(s) e agora renascido(s) serve(m) então para que o antigo espaço da brincadeira no intervalo fique (maioritariamente) para a passagem de peões; em todo o caso, e em bom rigor, uma (pequena) parte deste espaço também servirá para aumentar a faixa de rodagem em frente ao quartel de bombeiros, ou seja, o antigo espaço da brincadeira efetivamente também ficou... para os carros!

Haja saúde!








Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!