sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Governo dos Açores encomenda estudo para ampliação da pista do aeroporto do Pico


O Presidente do Governo Regional dos Açores deu orientações à Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas para proceder às diligências necessárias para a realização de uma avaliação das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico. Mais concretamente, manda saber das possíveis soluções para a resolução de questões de ordem técnica e operacional que condicionem ou impeçam a plena utilização do aeroporto do Pico, incluindo a ampliação da sua pista.

A notícia avançada pela Antena 1 Açores [áudio em anexo] adianta ainda que Vasco Cordeiro quer que o estudo técnico a elaborar contemple um diagnóstico dos constrangimentos técnicos e operacionais à operação da aviação comercial; um histórico e uma possível previsão do impacto das atuais condições de operação de aeronaves nomeadamente em termos de cancelamentos, atrasos ou desvio de voos comerciais inicialmente a ele destinados.

O Presidente do Governo Regional dos Açores quer ainda resposta sobre o custo/benefício de cada uma das soluções apresentadas e quer saber também das possíveis fontes de financiamento para as diferentes soluções propostas, incluindo a disponibilidade de fundos ao abrigo do actual e próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Este é um momento histórico para a ilha montanha e para os picarotos, que veem uma justa reivindicação tomar uma nova "rota" e cujo "destino final" se afigura de enorme regozijo. Por outro lado, não só o "Triângulo" (São Jorge, Pico e Faial), em particular, mas também todo o arquipélago, em geral, sairá beneficiado.

Uma nota final para uma constatação factual: em setembro de 2016, os promotores da petição pública "Pelo aumento das condições de operacionalidade do Aeroporto da ilha do Pico" identificaram que esta infraestrutura aeroportuária (a maior que é totalmente detida pela Região) beneficiaria, e muito, se a sua pista fosse aumentada e se nela fosse implementado o grooving; atendendo a que o grooving tornou-se uma realidade em agosto de 2018 e atendendo a este estudo agora encomendado para ampliação da pista, comprova-se que o trabalho de identificação das condicionantes do Aeroporto da ilha do Pico estava correto.

Por outras palavras, a petição em causa "levantou voo" rumo ao parlamento açoriano com o desejo de trazer de volta duas importantes melhorias para a infraestrutura aeroportuária da ilha montanha; uma delas — o grooving — já "aterrou" e já "desembarcou"; a outra recebeu agora um "pedido de reserva", ficando assim mais próxima a tomada da "decisão de embarque" do aumento da pista do aeroporto do Pico!

Em suma, o enorme apoio das pessoas que assinaram a petição supramencionada, bem como a união pública demonstrada, incluindo as vertentes empresarial e política, contribuíram fortemente para mais este sucesso alcançado por esta petição — este foi e é um magnífico exemplo de cidadania construtiva por parte de todos os intervenientes e, por isso, estamos todos de parabéns!

Haja saúde!

Post scriptum: Adicionado um vídeo relativo a uma reportagem da RTP-Açores, onde é possível ouvir as declarações de Vasco Cordeiro sobre este assunto, bem como outro vídeo que relata a reação da Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP).



Esboço de uma possível futura ampliação do Aeroporto da ilha do Pico, orçada em cerca de 15 milhões de euros, e que permite atingir os objetivos propostos pela petição supramencionada (extraído do parecer técnico da SATA enviado à Comissão de Economia da ALRAA).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!