quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Siga aqui a depressão "Júlia"


A depressão "Júlia" vai passar entre hoje e amanhã (20 e 21 de fevereiro de 2019) ao largo do arquipélago dos Açores, afetando com maior intensidade o grupo Ocidental (Flores e Corvo) e o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).

A passagem da "Júlia" levou a proteção civil açoriana a emitir vários alertas, incluindo para a zona onde se insere a ilha do Pico, devido à previsão de ventos fortes, precipitação elevada e altura significativa de ondas. Mais precisamente, são esperados ventos acima dos 100 km/h e ondas a rondar os 7 metros de altura.

Por esta razão, aconselha-se a população em geral a afastar-se das zonas costeiras, especialmente nas localidades situadas a norte e oeste, bem como a tomada das necessárias medidas gerais de precaução relativamente à precipitação e ventos fortes. Além disso, a Atlânticoline poderá cancelar algumas viagens marítimas de transporte de passageiros previstas para estes dias [link para comunicados].

Segundo o site Luso Meteo, espera-se ainda um episódio de queda de neve algo raro/invulgar, com possibilidade de neve no Corvo e nas Flores em altitudes a rondar os 200 a 400 m, e no grupo Central entre 500 a 700 m, sendo que no grupo Oriental a neve só deve cair acima de 900/1000 m.

Prevê-se que o tempo tenha melhoria a partir de quinta-feira, dia 21 fevereiro, voltando a sofrer novo agravamento no próximo sábado, dia 23 de fevereiro.

Para quem quiser seguir estes fenómenos meteorológicos, sugere-se que se observem as webcams disponíveis no site SPOTAZORES [www.spotazores.com], onde é possível observar em direto vários pontos de todas as ilhas do arquipélago [em anexo apresentam-se as imagens relativas à ilha do Pico]. Adicionalmente, as previsões dos efeitos do movimento da depressão "Júlia" podem ser encontradas em vários sites, tais como o Windyty [www.windyty.com — animação da previsão da precipitação e do vento em anexo], o Dark Sky Maps [maps.darksky.net — previsão da precipitação em anexo] ou o IPMA [www.ipma.pt — exemplo de imagem satélite em anexo].

Haja saúde!





São Roque do Pico



Lajes do Pico



Madalena


Fonte: IPMA

Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!