sexta-feira, 13 de julho de 2018

Portos dos Açores discrimina Porto do Cais do Pico


No passado dia 11 de julho deste ano de 2018, a Atlânticoline emitiu um comunicado sobre uma alteração ao horário e itinerário da Linha Verde (a qual liga Faial, Pico e São Jorge), mais concretamente relativa ao dia 13 de julho (esta sexta-feira) — segundo o comunicado, a presença do navio "Corvo" no Porto do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, fez com que algumas escalas da Linha Verde fossem direcionadas para a Madalena [comunicado em anexo].

Atendendo ao que se passou no dia 26 de junho, onde um "navio fantasma" ocupou o Porto do Cais do Pico (o que implicou o cancelamento das respetivas escalas relativas ao transporte marítimo de passageiros), tomou-se a liberdade de investigar detalhadamente por onde ia estar o porta-contentores "Corvo" no dia 13 de julho e eis que se descobriu algo inesperado...

Em primeiro lugar, e analisando minuciosamente o comunicado da Atlânticoline, pôde-se concluir que o navio "Corvo" provavelmente só operaria entre as 10:25 e as 22:10, pois fora deste intervalo de tempo continuaram a estar programadas escalas em São Roque do Pico, nomeadamente as de uma viagem que vai ligar o "Triângulo" à ilha Terceira, passando pela Calheta de São Jorge, de forma a proporcionar mais uma forma de chegar ao 'Festival de Julho' que tem lugar nesta vila jorgense — sendo assim, merece um elogio este esforço para que uma rota há muito programada (Horta/Cais do Pico/Velas/Calheta/Angra e vice-versa) não fosse afetada. Por outro lado, nota ainda para uma particularidade do comunicado da Atlânticoline: a viagem no "Cruzeiro do Canal" entre Horta e Velas, na parte da manhã, tem uma duração prevista de 2h00, enquanto que, à noite, o percurso inverso (Velas/Horta) tem uma duração prevista de 1h20 — mesmo assumindo de que se trata de uma gralha, muitos passageiros podem ser apanhados desprevenidos; em todo o caso, consultando o separador "Barcos" do blog "Cais do Pico" [caisdopico.pt], é possível encontrar um horário atualizado e realista relativo a esta alteração de horário.

Assim, estando identificado a janela temporal de quando o porta-contentores "Corvo" estaria em São Roque do Pico, segue-se a verificação se estava previsto, no dia 13 de julho, este navio operar no Porto do Cais do Pico. Ora bem, consultando o calendário divulgado pela Transinsular para este mês de julho (e atualizado no dia 9 deste mês), não há qualquer referência a uma escala do navio "Corvo" na ilha do Pico nem no dia em análise, nem na respetiva semana em questão!

No entanto, atendendo a que o site Vessel Finder indicava, no dia 12 de julho, que o "Corvo" estava atracado na Horta, não era de todo impossível que este navio fizesse uma pequena paragem no Pico durante a viagem programada de horário entre o Faial e São Miguel. Notando que a Transinsular indica que "as escalas/datas indicadas podem sofrer alterações por motivos imprevistos", vale a pena dar o benefício da dúvida à Atlânticoline e acreditar no "azar" e na impossibilidade de operar no Porto do Cais do Pico por algumas horas de uma sexta-feira 13, pois, se isso não fosse verdade, não é de crer "de todo" que esta empresa fizesse esta alteração de horário e de itinerário, a qual é prejudicial para toda a dinâmica do "Triângulo"...

Ora bem, estando comprovado que o porta-contentores "Corvo" estava próximo da ilha montanha e que fazia sentido o hipotético horário de operação no Porto do Cais do Pico, restava tirar "a prova dos nove" e consultar as entradas/saídas previstas de navios nos principais portos açorianos, as quais estão disponíveis online através da Portos dos Açores. E eis que surge nova surpresa: no dia 13 de julho, apenas estava previsto operar em São Roque do Pico o navio "Paulo da Gama", bem como há previsões até ao dia 16 de julho, mas nada sobre o "Corvo"...

Entradas/saídas para o Porto do Cais do Pico (consulta efetuada na manhã do dia 12 de julho de 2018).

Será que este era mais um caso de um "navio fantasma" a aparecer no Cais do Pico, ainda por cima numa sexta-feira 13? Mas que raio de porto azarento, pois já teve o maior metro quadrado do mundo e já esteve bem "ferido" devido às mais de 90 mil toneladas de pedra que daqui seguiram para São Jorge...

Investigando mais um pouco, de forma a garantir que não se acusa as entidades envolvidas sem razão, foi feito um pequeno exercício: se o navio "Corvo" está na Horta e se depois vai para Ponta Delgada, bem como se as informações online da Portos dos Açores referem, para as saídas, o porto de destino e, para as chegadas, o porto de origem, então nas saídas da Horta teria de estar indicado para onde ia o "Corvo" e nas entradas de Ponta Delgada teria de estar referenciado de onde vinha este porta-contendores; consultando essa mesma informação, foi (finalmente!) possível confirmar que o navio "Corvo" prevê fazer escala no Porto do Cais do Pico no dia 13 de julho.

Entradas/saídas para o Porto da Horta (consulta efetuada na manhã do dia 12 de julho de 2018).

Entradas/saídas para o Porto de Ponta Delgada (consulta efetuada na manhã do dia 12 de julho de 2018).

Contudo, este cruzamento de informações permitiu por a descoberto uma outra realidade: a Portos dos Açores, através do seu sistema online, discriminou o Porto do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, ao omitir informação que comprovadamente já dispunha!

É sabido que o Porto do Cais do Pico tem algumas limitações de operacionalidade, as quais naturalmente não são de fácil resolução; agora, criar limitações adicionais a esta infraestrutura portuária, neste caso na disponibilização de informação, mostra como não se tem em boa consideração o principal porto comercial da ilha montanha e o que nos últimos anos foi o terceiro porto mais movimentado dos Açores em termos de mercadoria!

Haja saúde!

Post scriptum: Foi curioso observar como, após um e-mail diretamente remetido à Portos dos Açores a relatar a situação acima descrita, e apesar de a missiva não ter tido resposta, a informação online de entradas/saídas relativas ao Porto do Cais do Pico foi corrigida em conformidade (isto é, indicando que o navio "Corvo" iria estar em São Roque do Pico no dia 13 de julho). Adicionalmente, também foi curioso notar como, após a divulgação pública deste post, a Atlânticoline emitiu um novo comunicado corrigindo a gralha que estava no seu horário. Nota ainda para o facto de este artigo ter sido publicado posteriormente na edição n.º 41.618 do 'Diário dos Açores', de 15 de julho de 2018.

1 comentário:

  1. Bem, lá está o Corvo no Cais do Pico. Hoje não há fantasma.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!