sexta-feira, 27 de julho de 2018

Botes baleeiros do Pico sagram-se campeões regionais 2018


Entre os dias 13 e 15 de julho de 2018 decorreu em São Mateus da Calheta, Angra do Heroísmo, ilha Terceira, o III Campeonato Regional de Botes Baleeiros. Cerca de 160 participantes, tripulando 13 botes de todas as ilhas com exceção do Corvo e de São Jorge, tiveram como intuito transformar esta competição numa autêntica homenagem à memória do povo açoriano e à sua história.

No final do evento, e depois de cumpridas 10 regatas (3 de remo masculino, 3 de remo feminino e 4 de vela), botes baleeiros do Pico arrecadaram o primeiro lugar em ambas as categorias de remo, repetindo, assim, o feito do ano anterior.

Mais concretamente, e em femininos, a vitória coube às remadoras do bote ‘São Pedro’, do Clube Naval Aliança Calhetense; na prova de remo masculino, o domínio pertenceu ao bote ‘Maria Celeste’, do Clube Náutico das Lajes do Pico.

Em termos de vela, a equipa campeã regional veio da ilha do Faial, mais concretamente a que esteve a bordo do bote ‘Senhora do Socorro’, da Junta de Freguesia do Salão.

Todos os resultados e classificação final podem ser encontrados nos seguintes links: Remo Feminino | Remo Masculino | Vela — destaca-se aqui o domínio dos botes baleeiros picarotos, os quais não só conquistaram dois terços das medalhas de ouro em disputa, bem como ocuparam mais de metade (5 em 9) dos lugares de pódio.

Esta é uma prova única no país e que envolve, em doses iguais, história e desporto, competição e memória coletiva, orgulho de um povo e vontade de manter vivo o património que é de todos.

Haja saúde!


Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!