segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Cais do Pico visto ao fundo (há 100 anos)


Imaginar como era, no início do século XX, o lugar do Cais do Pico, em São Roque do Pico, é sempre mais fácil quando se tem acesso a memórias fotográficas, tais como as que se apresentam em anexo.

Em particular, e graças à plataforma "AZoreana - Património Digital Açores" (recentemente disponibilizada online), partilham-se aqui três fotografias da autoria de Francisco Afonso Chaves, tiradas em 1903, do mar para a terra, e com o 'Cais do Pico visto ao fundo'.

Alguns marcos icónicos da paisagem são evidentes, desde o Convento de São Pedro de Alcântara até à Rua do Cais, passando pelo atual "Cais Velho", os quais ainda hoje são uma parte fulcral da vista da frente marítima do Cais do Pico.

Por fim, e como forma de comparar o antes e o depois (após cem anos), apresenta-se igualmente em anexo uma fotografia com o Cais do Pico ao fundo, mas desta vez já tirada no século XXI.

Haja saúde!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!