domingo, 18 de outubro de 2020

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja


O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa, assinalada, desde 2011, a 18 de outubro (dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas). Visa promover o património cultural e artístico da Igreja em Portugal, bem como potenciar a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido pelas dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam. Tem ainda como objetivo envolver um leque alargado de instituições com atuação na área do património cultural, dentro e fora do contexto eclesial.

O Museu do Pico, numa conjuntura em que se privilegia os meios de comunicação digital, assinalará a efeméride através da revisitação da exposição virtual Ecce Homo – A devoção de um povo, que será divulgada através da seguinte página: https://www.facebook.com/museudopico/

A exposição Ecce Homo – A devoção de um povo, esteve patente no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, entre 11 de fevereiro e 21 de junho (encerrou entre 13 de março e 19 de maio devido à pandemia), tendo sido vista por 5389 visitantes – nos quais se incluem os Centros de Dia e Misericórdias da ilha do Pico, numa articulação com os serviços locais de Ação Social.

Ecce Homo – A devoção de um povo, uma iniciativa organizada em articulação com o Santuário Diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres e com o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, apresentou algumas das mais emblemáticas Capas que cobrem a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em procissão. As Festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se realizam há mais de três séculos, na ilha de São Miguel, são a maior manifestação religiosa dos Açores, e a segunda do País. Este culto, que ganhou expressão em todas as ilhas do Arquipélago e nos espaços da emigração açoriana, mobiliza anualmente milhares de fiéis.

Por fim, para quem estiver interessado em adquirir artigos religiosos, uma sugestão é visitar a Holyart, a maior loja online de artigos religiosos da Europa.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!